16.3.20

Diário COVID-19 #2 - Carta aberta a António Costa




António Costa,

estás a ser a vergonha da nação.

Permite que te trate por tu, já nos cruzámos algumas vezes e facilita a comunicação.

Hoje foi a primeira vez na minha vida que quis fazer uma sopa para a minha família e não encontrei legumes. Nunca vivi uma coisa destas!

Os tempos não estão para fracos. Este, podia ser o momento em que mostras de que fibra és feito. Mas no lugar de determinação, só vejo uma coisa mole.

Estamos a viver um momento histórico do qual se vai escrever nos livros e estão a ser os privados a dar o exemplo: ginásios, restaurantes, lojas, as que podem estão a fechar e as que operam em centros comerciais estão obrigadas a abrir.

Tenho três empresas, 15 pessoas dependem dos meus negócios para pagar as contas. Os meus espaços estão fechados! Não obrigo os meus colaboradores a trabalhar com medo de ficarem doentes e também não há clientes que justifique estarem abertos.

E pior, vão estar fechados muito tempo. Indeterminado. Estou convencida que este ano a minha marca não lança calçado ou bikinis de nova colecção (pelo menos uma temporada inteira).

Há outros privados e que obrigam as pessoas a trabalhar. Riem-se na cara dos colaboradores desesperados. Todos os dias recebo mensagens de pessoas apavoradas porque os patrões as obrigam a trabalhar. Vão com medo e não ficam em casa com medo também. Têm de escolher entre o risco de ficarem doentes e perder o emprego. A culpa é tua!

Eu já nem sei bem se tenho medo do vírus. O que tenho mesmo medo é de que eu (ou alguém importante na minha vida) não possa receber assistência médica porque não há como.

Neste momento, em Itália, existem directivas escritas para não entubar maiores de 60. A minha mãe tem 60 anos! As pessoas com 60 anos não são velhas e não estão prontas para morrer! Na sua maioria têm bons anos de vida para gozar em reforma e em família com o que amealharam a vida inteira.

E tenho tanto medo de não ter assistência médica como tenho do desastre económico que este governo está a cozinhar. Não há tesourarias que aguentem isto por tempo indeterminado!

Estamos a atrasar o inevitável, o que todos os países tiveram de fazer. Não existe nenhum país com retrocesso do nº de infectados sem tomar medidas extremas. NENHUM!

O Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (que é composto por 8 universidades médicas do país), pediram há dias numa carta aberta que fechasses o país e decretasses o isolamento obrigatório porque o SNS não vai aguentar!

A quem é que estás a dar ouvidos para estas meias decisões que tens tomado?

Os números de pessoas infectadas é fácil de adivinhar se não fizermos o mesmo que em Itália. 
É matemática, aritmética simples. O nº de infectados confirmados em Portugal daqui a dois dias é de cerca de 500 infectados. E na verdade não são quinhentos, esses são os identificados!

Somos cerca de 10 milhões de portugueses. Se 1% do país for infectado (numa perspectiva para lá de optimista), estamos a falar de 100 mil doentes. Destes, os estudos mostraram que 80% vão desenvolver doença ligeira e 20% doença severa. Desses 20%, metade pode precisar de ventilador. 

Existem 10 mil ventiladores em PT, António Costa?

Não existem nem 5 mil. Existem cerca de 1000, no máximo 2000 e é se desatarem a comprar ventiladores.

E médicos para atender isto tudo? Estás preparado para as mortes indirectas que vão acontecer pela tua inércia? Como vão ser atendidos os doentes da Via Verde AVC e da Via Verde Coronária? 

Vão ter de deixar morrer.

A Protecção Civil está há dias a pedir o encerramento de fronteiras.

Tens alguma ideia iluminada que os outros não estejam a ver?
Há algum truque mirabolante na manga?
Estás armado e Boris Johnson com ideias alternativas?
É preciso decretar o recolher obrigatório JÁ! E já vai tarde.

O país tinha de ter fechado ao paciente 0. E ainda assim teríamos depois de viver isolados do resto do mundo enquanto outros países se compunham para não voltar a deixar o vírus entrar. 

Mas salvava-se a economia interna com algumas perdas. Cada dia que isso tarda em acontecer, custa-me uma fortuna. A mim e a todos.

Daqui a um mês as PME estão de gatas.
Daqui a dois meses o mercado imobiliário entra em queda acentuada.
Em menos de nada a TAP vai ter todos os aviões parados no chão.
Daqui a dois ou três meses, as PME não têm como pagar as contas.

Olhando aos mercados e a carnificina financeira que aí vem, por mais soluções que eu procure na minha imaginação, a única que eu vejo para não cairmos em desgraça é imprimir dinheiro, tipo Casa de Papel, a série da Netflix.

Lembras-me uma criança a fazer o desfralde: um xixi aqui, outro ali, medida aqui e acolá, tudo em nome de não parar a economia.

Mas vai tudo parar de qualquer maneira! 
Se não parar porque tomaste medidas, vai parar exactamente porque não tomaste medidas!

Será possível que na conferência de imprensa de ontem tenham anunciado a suspensão de aulas de condução e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública?

Será possível que tenham dito, “não queremos fechar o país”. Eu também não! Achas que alguém quer? Eu queria estar no Rio de Janeiro a esta altura!

As escolas não vão voltar a abrir este ano lectivo. Sê honesto e admite essa alta probabilidade à população.

O que tinha de ser feito era fechar tudo ao paciente zero e em pouco tempo a situação estava controlada. Vivíamos de fronteiras fechadas até os outros países se organizarem. Vivíamos como numa ilha, mas a economia nacional estaria a salvo. 

Podias ter feito de nós o exemplo europeu.

Estás completamente perdido. Vou-te ajudar nas primeiras medidas a tomar e que era o que devia ter sido anunciado ontem:

- Suspender os pagamentos de todos créditos de habitação. 
- Suspender os pagamentos de todos créditos a empresas, pagando apenas os juros.
- Eliminar nos próximos 6 meses o IVA de todos os bens de primeira necessidade: pão, água, luz…
- Obrigar as águas, a EDP, a cobrar apenas o consumo, deixando o IVA, taxas e taxinhas de parte.
- Isentar as empresas de TSU a partir de Abril e até a economia recuperar deste buraco que se cava a cada dia que o teu governo deixa passar.
- Isenção fiscal ABSOLUTA para os profissionais de saúde na linha da frente desta desgraça e até ao fim do ano.

Era isto que era preciso ter sido dito ontem, só para começar e fazer os portugueses colaborar e sentirem esperança.

Não é suspender aulas de condução e impedir os copos na rua, que isso é andar a brincar aos ministros. A conferência de ontem parecia um sketch dos gato fedorento!

Eu sei que essa cadeira não deve ser fácil de ocupar. É difícil agradar a gregos e troianos, sobretudo aguentar a pressão que os maiores grupos económicos colocam só a olhar aos cifrões.

Mas é hora de agarrar o touro pelos cornos. É hora de tomar as medidas drásticas que a situação exige.

António Costa, diz aos portugueses, de que fibra és feito?



O meu nome é Ana Ros, gravei este vídeo a 16 de Março de 2020. É o primeiro vídeo público com mais de alguns segundos que eu alguma vez fiz, com o risco de me estar a prestar ao ridículo e à humilhação.

Mas esta inércia que vejo perante o óbvio, os dias a passarem, a ver a destruição das minhas empresas, a possibilidade de deixar 15 pessoas à fome ou sem tecto, a saber que no próximo ano não terei como pagar a escola da minha filha, tudo isto obriga-me a ter voz activa na esperança de que estas palavras cheguem ao Primeiro Ministro numa rede social. 

Por favor, tenham voz activa nas redes sociais que é o único espaço onde nos podemos juntar nesta altura. Perguntem-se: o que fiz hoje pelo meu país?

Pessoas e empresas, optem pelo isolamento voluntário. Dêem o exemplo a este governo que, se não nos ensina, ao menos que aprenda connosco.

Uma década da minha vida profissional passei-a no ramo da saúde, como assessora de imprensa, com os pés em comunicação de crise, passando pelo INEM e outros organismos do Ministério da Saúde. Toda a informação que tenho disponibilizado é científica, parte da leitura de fontes credíveis e dos meus contactos de quem está no terreno. Não faço afirmações que não possam ser confirmadas. Não invento factos. E não contribuo para a desinformação para ter visualizações ou likes. A minha preocupação é real.

Ponham-se a salvo 




SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig