24.4.18

O meu sushi preferido? Amaterasu - Pateo do Sushi



Posso jurar que 90% das vezes que comemos fora optamos por sushi e talvez por isso me perguntem tantas vezes que sushi recomendo. Há três anos que faço a mesma escolha, o Amaterasu - Pateo do Sushi. Não fica numa zona trendy, não é central, mas é o melhor e com uma relação qualidade-preço que não existe em mais lado nenhum. É sempre a nossa opção, já perdemos a conta aos amigos e jantares com a família que ali fizemos e já devem ter visto muitas vezes em publicações que fiz nas redes sociais do blogue.

Um restaurante manter-se há três anos como preferido (para mim e para o PAM), é obra! Tendo a achar que os restaurantes muitas vezes perdem qualidade ou nós enjoamos, mas este é mesmo, mesmo, bom e mantém-se no nosso pódio desde a primavera de 2016.

Quando abriu adorei a experiência, foi fenomenal, mas achei a zona quase uma pena. Um restaurante tão bom tinha de estar no centro de Lisboa (está em Algés), mas de facto a qualidade faz com que as pessoas se desloquem e rapidamente se tornou um sucesso. O espaço que já é grande precisava do dobro de mesas: está sempre cheio! Convém marcar, é um fenómeno de visitas a qualquer dia da semana, fui lá algumas vezes para ir embora desgostosa.

Não há, não há, não há em nenhum lado, uma sopa shimeji shiro como há neste restaurante. Eu sou capaz de ir lá só pela sopa. Cá entre nós, eu queria era que me convidassem: "a menina é tão boa cliente, venha cá aprender a fazer a sopa na nossa cozinha". Já viajei muito, vou sempre a restaurantes de sushi noutras cidades e nunca encontrei uma sopa como esta.

Um dia fui ao Amaterasu com uma das minhas tias, perguntei se queria uma sopa miso de cogumelos, fez uma cara de dúvida, perguntando: "mas isso não é um bocadinho água de lavar pratos?". A típica pergunta de quem nunca bebeu uma sopa destas a sério. Uma vez na mesa, mudou completamente de opinião e também nunca tinha provado uma assim. Eu já bebi tantas sopas miso, duvido que já tenham bebido igual. Não há vez que eu vá este restaurante e não peça uma sopa shimeji shiro.

Há dois anos que não saio muito do registo de pedidos que deixo abaixo. Podia fazer ali uma refeição por dia e era feliz.

Sopa shimeji shiro
Ceviche Amaterasu ou Ceviche Oriental
Menu de almoço (que inclui gyozas de entrada)

ou

Sopa shimeji shiro
Ceviche Amaterasu ou Ceviche Oriental
Combinado de gunkans (uma degustação de 18 gunkans de babar)

ou

Sopa shimeji shiro
Gyozas de legumes
Combinado Bankai (36 maravilhosas peças de fusão)


Acho que duas vezes por semana existe regime all you can eat de sushi tradicional, mas eu é mais fusão, pelo que só experimentei uma vez, não é o meu género.

Não sei como, nunca experimentei os Ramen.

Podem consultar a carta com maior pormenor aqui.
O facebook do Amaterasu - Pateo do Sushi está aqui.

Também aceitam take away, o que foi de muito valor nos primeiros dias depois de a Carmencita ter nascido. Sabia-me pela vida!

Recomendo, recomendo, recomendo!


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig