15.10.16

Tarte de espinafres e cogumelos



Houve um tempo em que fazia imensas tartes, depois esqueci-me delas. Mas há dias os sogríssimos ofereceram espinafres selvagens para a herdeira que tenho na barriga e decidi-me a fazer uma tarte.

Ora, as tartes podem ser feitas numa versão light ou numa versão "olha as coxas, mas é mesmo bom assim". Eu fiz uma versão menos calórica, mas para quem não tem medo, pode optar pela outra versão.

azeite
1 base de massa folhada (não usei, optei por papel vegetal)
3 ovos + 1 clara
1 pacote de natas (não usei, optei por leite magro)
1 golpe de leite magro
espinafres (podem ser em folha ou congelados)
1 embalagem de cogumelos laminados
1 caldo knorr de carne (não usei)
sal e pimenta


1. Estender na tarteira a base de massa folhada ou papel vegetal (na versão mais light) e aparar as sobras de papel. No caso de optar por massa folhada, pique a massa com um garfo e leve ao forno dois ou três minutos para no fim não ficar com zonas cruas (tempo varia de forno para forno, é melhor ir controlando).

2. Numa frigideira com um fundo de azeite, deitar a embalagem de cogumelos e deixar saltear. Quando estiverem quase cozinhados, acrescentar os espinafres, o caldo knorr de carne (opcional) e temperar com sal e pimenta a gosto.

3. Deixar cozinhar tudo até perder a água e depois deitar a mistura na tarteira, espalhando com um garfo para ficar bem distribuído.

4. Numa tigela, bater os ovos, temperar com sal e pimenta e acrescentar leite magro e/ou as natas. A mistura de leite e natas ou apenas leite deve ser quase a mesma quantidade que a tigela tinha de ovos, um bocadinho menos.

5. Espalhar a mistura por cima da tarteira e levar ao forno durante 30 minutos a 180ºC. O tempo que demora a cozinhar muda de forno para forno, convém ir espreitando e abanar a forma. Quando o centro deixar de tremer, a tarte está pronta.

SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig