12.5.14

O meu adoçante que não é veneno nem é cancerígeno: a sucralose



Há dias andava a ler num blogue, um post no qual a autora relatava as alterações de uma mudança de estilo de vida e como tinha perdido peso - são assuntos que agora me interessam. Mas dizia esta autora que tinha substituído o açúcar por stevia, um adoçante.

Há muito tempo que abandonei o açúcar nas bebidas. Comprava os adoçantes em pepitas ou em gotas. Sempre soube que sobre estes adoçantes não se dizem coisas famosas, que o aspartame é perigoso, mas mais tarde descobri ainda que estes produtos estão sujeitos a lixívias para serem branqueados. E para meu horror, quem me informou isto foram duas pessoas que trabalham numa empresa que produz estes adoçantes. E diziam-me seriamente: "não compres essas coisas, não tens ideia como aquilo é fabricado, nenhum de nós consome lá no trabalho". E eu pergunto-me, se é assim tão mau, como podem estes venenos ser vendidos em supermercados?

Antes de saber desta coisa das lixívias, anos antes de eu sequer imaginar que me ia meter num plano alimentar e de musculação, já o Miguel me dizia "não compres essas porcarias, compra antes sucralose". Estive que tempos a usar as pepitas do costume, mas a altura que soube das lixívias coincidiu com o início do plano e encomendei a sucralose daqui, mas também encontram no site da própria marca aqui.

Como podem ler aqui, a sucralose, em estudo há mais de 20 anos, foi aprovada pelo FDA, pelo JECFA e ANVISA como sendo o único adoçante que pode ser utilizado sem restrições, por gestantes, crianças e diabéticos, sendo inócua à saúde, mesmo em níveis de consumo muito superiores ao necessário para adoçar.

A sucralose não tem calorias, não causa cáries, não tem efeito na secreção de insulina e não é tóxica. E também não se vende em Portugal, não é extraordinário? Ainda bem que existem as encomendas online.

Beber água é uma coisa que detesto, mas que eu sei que é preciso. Como não gosto de beber água, bebo chá. Todos os dias bebo 2 a 3 litros de chá, tenho mil saquinhos de chás diferentes que vou variando, às vezes acrescento hortelã, rodelas de limão, é usar a imaginação. E sabe bem, sabe mesmo bem!. Eu gosto de chá frio, também gosto daqueles que vêm prontos em latinhas, mas sabiam que cada latinha pode levar dois a três pacotinhos de açúcar? Se não era capaz de os comer, para quê bebê-los? Felizmente nunca fui habituada a beber refrigerantes que são venenos, nem sequer gosto da bebida mais conhecida do mundo, mas chá, esses bebo com fartura.

Encomendei um pacotinho de 100 gr. de sucralose. À partida uma pessoa pensa que 100 gr. não dá para nada, mas dá, ó se dá! As quantidades de sucralose são tão pequenas que no início exagerava sempre e tornava a bebida horrível de tão doce. Agora já lhe apanhei o jeito, para adoçar um jarro de 1L de chá ponho apenas a pontinha de uma colher. Mas quando digo que é uma pontinha, é mesmo. Um pacote destes vai durar-me que tempos e duvido muito que venha a comprar mais do que dois pacotes por ano. No que a mim respeita, nunca mais volto a comprar outro tipo de adoçante.

Nos anos 70 a FDA tentou proibir a venda de sacarina porque as experiências com ratos resultaram em cancros. A coisa não correu bem, interesses económicos falaram mais alto, e a sacarina continua à venda nos supermercados. No que respeita ao aspartame, problemas neurológicos e cancros também foram demonstrados em laboratórios.

É certo que ratos de laboratório e humanos não são a mesma coisa e que as quantidades ingeridas por uns e outros não são iguais. No entanto, para quê arriscar o consumo? No meio destes testes, a sucralose sempre foi considerada inofensiva.

Segundo o Miguel, os estudos feitos em ratos indicam um consumo de mais de 200 gr de sucralose por dia, o que equivale a um ser humano ingerir cerca de 15 kg por dia! Ora, para 1L de chá uso uma pontinha de uma colher que não chega a 1 gr. Concluiu-se que um adulto de 60 kg pode consumir até 90 gr de sucralose sem qualquer toxicidade, mas diz o meu treinador que não conhece alguém que consuma mais que 3 gr por dia, ou seja, 30 vezes menos do que a dose segura. Estudos aqui e aqui.

Ficam com esta sugestão de compra que faz muito pela vossa saúde.

SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig