22.11.13

Compras na internet

Tive umas botas UGG em casa mais de um ano e vendi-as em menos de 24 horas, ainda nem acredito que me vi livre delas.

Há um ano trouxeram-me umas botas UGG dos EUA, a meu pedido, mas o modelo era diferente do habitual e afinal o tamanho também. Fiquei agarrada a umas UGG um tamanho acima do meu, botas que não são baratas. Tentei vender através do blogue, depois através do Facebook do blogue, tentei vender através de uma página tipo ebay. Passou-se um ano e eu com as botas entaladas numa caixa.

Li na Visão ou na Sábado sobre pessoas que decidiram vender tudo o que não tinha utilidade em casa e decidi mudar de estratégia: pus as botas à venda no OLX à noite, três horas depois já estava a receber perguntas sobre as botas e no dia a seguir à hora de almoço, vendi-as! Um ano em casa e menos de 24 horas para finalmente as vender.

Nisto, inspirei-me também na hipótese de fazer compras. Andava há anos em busca de umas botas da Fly London. Escrevi este post em 2011 e desde então pensava nas botas. O poder do cérebro de uma mulher é incrível. E nós mulheres não somos assim tão diferentes em algumas coisas. Todas fazemos compras por impulso, todas temos coisas ainda com a etiqueta, sapatos que foram usados só para estrear, e o OLX é uma excelente plataforma para recuperar o investimento. Muitas vezes basta colocar a marca e o modelo de um artigo e encontramos o que andamos à procura.


Andei os últimos anos na esperança que uma mulher tivesse feito uma compra destas botas por impulso para eu ficar com elas. Durante anos, volta e meia lá me lembrava de pesquisar os sites e esta semana, no OLX, lá estavam as botas no meu tamanho. Não em camel como queria, mas em castanho. Mas eram novas, o preço óptimo, ainda regateei e, pronto, uma pessoa não vira a cara!

As botas que custavam 230€, comprei-as por 50€, já com portes de envio. NOVAS! Até podia fazer uma refeição naquelas solas.

Às vezes convém perguntar o motivo de venda, neste caso era uma pessoa que não usava saltos, pelo que as botas estiveram sempre guardadas, mal viram a rua.Viva as compras por impulso! O mal da senhora que as vendeu foi a minha sorte.

Para quem estiver interessada, ainda há por lá este modelo da Fly London, basta procurar por "botas Fly". Há umas em 37 novas, serviram apenas para um desfile (eu perguntei).


Isto de vender o que já não usamos e está em perfeitas condições pode ser fácil, mas tem alguma sabedoria. Eu já vendi uma série de peças através do Facebook do blogue, mas para quem não tem uma plataforma com visibilidade, a melhor forma de chegar a muitas pessoas é ir através do OLX. O segredo é vender como se fossem vocês a comprar. É pensar “como gostaria de encontrar este anúncio?”.

1. Vender apenas peças impecáveis e a um preço justo. Nada de inspirações a enriquecer, podemos recuperar algum dinheiro, o que já é muito bom.

2. Indicar o máximo de informação objectiva e pouco paleio desnecessário. “Vendo estas botas lindas!”. Não. “Vendo sapatos da Zara, camurça verdadeira, preto, número 38, salto de 8 cm. Como novos, usados para uma festa”. Texto objectivo. A ideia é colocar apenas a informação que gostaria de ler. Quem decide se o artigo para venda é lindo ou não, é o cliente.

3. Vender apenas o que é vendível. Não vale a pena colocar lixo, um tapete branco com nódoas de betadine “ah, isto sai!”. Sai? Então mande limpar antes da venda.

4. Para venda de roupa, sempre passada a ferro. Não mostrem roupa cheia de vincos e borbotos com mau aspecto. Não só se desfaz a vontade de compra como se perde a confiança no vendedor. Faz parecer um desleixado.

5. Não usem fotos sem definição ou com má luz. É para esquecer.

6. Ter em atenção os fundos das fotos. O melhor é escolher um fundo branco. Vender um casaco às flores deitado em cima de uma colcha com cornucópias é capaz de fazer demasiado ruído visual e desmotivar a compra. Atenção ao detalhe.

7. E claro, acima de tudo, honestidade.

E por favor, uma vez vendidos os artigos, não se esqueçam de eliminar os anúncios! É tão irritante fazer o contacto “ah, já foi vendido há muito tempo”. Então tratem de apagar o anúncio! Powered by OLX.
SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig