9.5.17

Livros para grávidas (sem ser um bocejo)


Quando estava grávida tentei encontrar um livro sobre gravidez para ler. Queria informação científica sem floreados, sem que me dissessem o que eu devia sentir, como devia reagir e todas essas coisas que a sociedade dita a uma grávida como "deve ser", não vá ela sair da norma.

Ali estava eu em frente a uma estante da FNAC, dezenas e dezenas de livros sobre gravidez à minha frente e nenhum que eu quisesse comprar. Tirava um, abria uma folha ao acaso, "parabéns! Chegou a época mais feliz da sua vida". Voltava logo para a prateleira. Santa paciência...

Tirava outro livro, "agora que vai sentir o verdadeiro amor..."
Já me estão a ver a rolar os olhos, não estão?

Este livro da Catarina Beato e da Sofia Serrano chegou-me às mãos uns dias depois de a Carmencita nascer e tenho pena que não tenha sido lançado no início da minha gravidez. Estava em casa, comecei a ler de qualquer maneira e ali estava o que eu procurava: informação científica junto com uma experiência pessoal.

Do ponto de vista emocional não há neste livro NADA que diga como deve ser, como devemos fazer, como devemos sentir. Há informação médica de todas as fases da gravidez, todos os exames, o que podemos esperar, que dúvidas podem surgir a cada trimestre, informação útil que é intercalada com a história de vida da Catarina Beato, as suas gravidezes e a sua experiência. E é bom ler a partilha de alguém, é parte de uma história de vida (algumas vezes muito pessoal) com que podemos ou não identificar-nos, mas não nos obriga a ter de sentir da mesma maneira. Gostei imenso.

A fórmula do livro é muito conseguida e segue exactamente aquilo que todas fazemos na vida real que é conversar umas com as outras, trocar informação, ideias e opiniões. A diferença é que neste livro lemos o ponto de vista de alguém junto com a informação científica que vale a pena saber.

Grávidas, amigos e familiares de grávidas, está aqui um livro muito simpático e interessante de ler, um excelente presentes para mulheres à espera de bebé. Suscita curiosidade pela história da Catarina Beato, temos vontade de ler mais e ainda retemos informação importante.



Recentemente recebi ainda este livro que é mais um diário para ir preenchendo, com letra gira, espaço para colar fotografias, desenhos com piada e mensagens que escrevemos enquanto o nosso bebé é pequenino/a e poderá ler mais tarde, já crescido/a.

A ideia do livro não é ser uma romântica inveterada, é ser honesta. É um livro/diário para mães pelos cabelos, fartas de fraldas e de choradeiras, sabendo que tudo isso faz parte, mas com vontade de criar um registo do coração.

SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig