25.5.17

APP de ruídos – a tecnologia que nos ajuda



Deve ter sido há cerca de dois anos, visitei uma amiga que tinha um bebé pequeno, entrei em casa dela para um jantar e não não se encontrava à vista. Avisaram-me que estava no quarto com o bebé. Em bicos dos pés atravessei a casa para espreitar, abri a porta devagarinho e ouvi um som estranho. No meio do quarto escuro iluminado pela luz do telemóvel, a minha amiga fez sinal que estava já de saída e eu fui juntar-me aos adultos.

“Que raio de barulho era aquele??!”. Lá me explicou a minha amiga que eram sons com que os bebés adormeciam, que os ajudava a acalmar-se, mas que na verdade não passam de barulho. Curioso, não é? É, e também achei que não tinha paciência para crianças, não dei importância, arrumei o assunto mas nunca me esqueci deste episódio.

O tempo passou e quem diria, tive um bebé! Nos primeiros dias já em casa, desesperada de cansaço e sono, a cabeça em água e a herdeira a fazer ginástica às cordas vocais naqueles momentos inesquecíveis de tão maus que são, lembrei-me daquele episódio.

Sem que o meu marido percebesse o que eu estava a fazer, quase a acusar-me de estar no vício do telemóvel quando era preciso fazer alguma coisa URGENTE para termos silêncio, saquei uma APP qualquer para testar os tais ruídos para bebés. Eu nem sabia qual era a APP que a minha amiga utilizava, eu só queria qualquer uma, eu estava por tudo!

No ecrã apareceu-me a sugestão para uma APP gratuita, o “Sound Sleeper”. O slogan era “making parenting simpler”. Venha daí!

Uma vez descarregada, apareceram cinco ruídos à escolha, desde aspirador, a secador de cabelo aos ruídos do útero, o “womb” – isto não é tudo sinistro? – e foi essa que escolhi, barulhos que supostamente ouvem os bebés quando estão dentro da barriga. Como ela tinha poucos dias de vida, pareceu-me o indicado.

O choro desesperado era tal que percebi ser necessário subir o volume, colocar perto da bebé para que ela conseguisse ouvir no meio dos próprios gritos. Uma vez que a minha filha detectou o som, começou a calar-se, a calar-se, a calar-se… silêncio.

Ficámos a olhar para aquele momento com cara de parvos, parecia obra de David Copperfield.

A aplicação está muito bem pensada, podemos deixar a tocar por 30 minutos até se desligar sozinha. Não posso dizer que usei muitas vezes porque a minha filha ganhou bons hábitos de sono rapidamente, mas ainda usei algumas vezes, sobretudo nos primeiros dias e até eu adormeci ao som dos barulhos do útero. A mensagem dos criadores desta APP diz tudo o que precisam para se deixarem convencer:

“We are young parents who developed Sound Sleeper to help us stay sane when our first child was born in 2011, and are currently using it for our newborn daughter. He liked “Rain”; she loves “Vacuum Cleaner” (…) We invite you to download Sound Sleeper for free, and treat the whole family to a good night’s sleep!”

De nada! Ficam a dever-me uns chocolates ou assim.


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig