22.9.16

Saber o sexo antes das ecografias - parte I


Para saber se ia ter rapaz ou rapariga, fiz o teste de sangue que determina o sexo do bebé. Chama-se "teste de determinação de sexo fetal", não é barato, custa 95€ (a quem interessar fiz nos laboratórios Joaquim Chaves, mas existem outros laboratórios), basta tirar sangue do braço tal como fazemos para outras análises, aguardar entre três e cinco dias, até que recebemos uma chamada do laboratório a dar-nos a novidade e, horas mais tarde, enviam o documento com o resultado por email.

Para fazer este teste é preciso ter 8 semanas ecográficas, o que pode não coincidir com as nossas contas de gestação. Portanto, temos de ter em conta o que o médico dita e a partir das 8 semanas ecográficas o teste dá uma taxa de certeza de 99%, mais ou menos como nos testes de ADN.

O teste funciona por exclusão de partes. A mulher grávida de um rapaz, tem cromossomas Y a circular no sangue (que desaparecem algumas horas após o parto). Por exclusão de partes, a mulher grávida que não tem cromossomas Y, estará então grávida de uma rapariga. No entanto, não deve fazer este teste quem possa ter recebido em algum momento da vida uma transfusão de sangue ou um transplante que, por poder ser de um dador masculino, o teste poderá dar um resultado errado.

Quando são gémeos, a presença do cromossoma Y indica que pelo menos um deles será rapaz (embora possam ser os dois), a total ausência indicará que são duas raparigas.

Eu não estava disposta a esperar por ecografias: "ai, que é rapariga!", "não, afinal é rapaz!" e andaria nisto que tempos. E mesmo, na última ecografia, apesar de eu já ter o resultado há que tempos, perguntei se dava para ver o sexo e a médica respondeu errado.

Fiz o teste em absoluto segredo. Entre família e amigos, não havia vivalma que soubesse que eu estava grávida (nem a minha mãe), quanto mais saberem que me preparava para fazer um teste destes. Ao pai da criança, disse que ia fazer, aldrabei-o nas contas, fi-lo pensar que ainda teríamos de aguardar uma semana e fui fazer o teste sem ele saber.

Quando me contactaram a dar o resultado, eu estava sozinha.

(continua)




SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig