30.12.15

Bolo de Ano Novo





Desde que me lembro de fazer anos que a minha mãe me faz um bolo de ananás. Não é daqueles bolos de pastelaria, secos de sabor a plástico. Nada a ver! Aliás, em minha casa nunca, em aniversário algum, se compraram bolos de aniversário fora. Não sei explicar o motivo (e não me condenem), mas acho até de mau gosto comprar bolos de aniversário. E também, se vejo um bolo de aniversário típico de pastelaria numa mesa, é garantido que não lhe toco. São sempre uma porcaria com matéria prima indecifrável, corantes e cenas estranhas.

A minha mãe sempre fez este bolo e eu aprendi. Nunca me instalei ao lado dela numa bancada para aprender a cozinhar, mas por observação, nas minhas passagens pela cozinha, lá terei aprendido de alguma forma.

Nota: esta não é uma massa de bolo interessante para comer à fatia. É seco, uma receita específica para este bolo com recheio. 

7 ovos + 1 ovo
225 gr. de açúcar
150 gr. de farinha
1 pacote de natas Longa Vida
2 pacotes de natas normais para bater
3 colheres de sobremesa de açúcar
1 lata de ananás (com sumo!)
2 caixinhas de framboesas
margarina para untar a forma
farinha para polvilhar a forma

1. Ligar o forno a 180ºC.

2. Separar claras e gemas dos 7 ovos.

3. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal grosso.

4. Bater as gemas com o açúcar até ficar uma massa crescida de amarelo muito claro.

5. Acrescentar a farinha à massa das gemas. Vai ficar uma massa muito espessa, as varetas da batedeira até se queixam. Acrescentar um ovo inteiro e continuar a bater.

6. Misturar as claras em castelo à massa amarela com um salazar (não usar a batedeira!).

7. Untar uma forma de mola, polvilhar com farinha, deitar a massa e levar ao forno durante cerca de 40 minutos (tempo varia de forno para forno). A meio da cozedura o bolo vai começar a ficar demasiado dourado, com risco de queimar. Nessa altura colocar por cima uma folha de papel de alumínio e deixar terminar a cozedura.



8. Quando o bolo estiver cozido, retirar a forma do forno e deixar arrefecer completamente ainda na forma.

9. Tirar o ananás da lata e manter o sumo na lata que vamos usar. Cortar o ananás em pedaços e colocar numa tigela. Ir escorrendo o sumo que o ananás vai largando de volta para a lata.

10. Dividir o bolo em três andares.

11. Com a ajuda de uma colher de sopa, humedecer todos os andares do bolo com o sumo da lata de ananás. Atenção, humedecer também os rebordos. Não é para ensopar o bolo, mas é para ficar bem húmido. Neste processo e com os três andares, bem dividido, eu uso o sumo da lata inteira, não fica nada de fora. 

12. Verificar se as framboesas estão limpas, tirar todos os pedacinhos de folhas que possam aparecer. Não passar por água! Vão absorver muita água e depois alagar o bolo.



13. Bater as natas com as três colheres de açúcar até ficarem espessas. 

14. A partir daqui, é começar a montar os andares que já estão embebidos em sumo. A base, o andar de baixo, já deve estar na travessa em que o bolo vai ser servido. Desenformo o bolo já na travessa final e depois é que corto os outros andares que vou reservando em pratos normais.

15. No primeiro andar, cobrir de natas, ananás e mais um pouco de natas por cima. 




16. Acrescentar o segundo andar e rechear com natas, ananás e framboesas. Aqui as framboesas devem ser abertas com os dedos para não criarem altura. Não é esmigalhá-las, mas abrir. Atenção devem sobrar algumas framboesas para colocar em cima do bolo.





17. Colocar o terceiro e último andar. O bolo vai ter o aspecto de um hamburguer alto, bem recheado.

18. Cobrir de natas e quando estiver bonito e ao gosto pessoal, decorar com framboesas.




Se for para servir no próprio dia, no caso de ser inverno, não recomendo o uso imediato de frigorífico. Eu fiz à tarde, levei para um jantar e foi servido pela meia-noite. Quando é para guardar para o dia seguinte, aí já se guarda no frigorífico. No caso de ser verão, aí não há hipótese, tem mesmo de ir ao frigorífico.

É um bolo trabalhoso, mas uma vez por ano vale a pena. Boas entradas!


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig