28.4.21

Haverá solução para o meu cabelo?

 

Mais do que para vós (apesar de ter uma boa recomendação), este texto é para me ajudarem a mim.

À semelhança do que fazem para protecção solar, hidratantes, melasma, muitas vezes me pedem que faça referência a bons produtos de cabelo. E a verdade é que não o faço muitas vezes porque tenho um mau cabelo: não é encaracolado nem ondulado, é um frizz constante, seco com raízes mais para o oleosas, partido, difícil de disciplinar... é das coisas que menos gosto em mim. 

E por isso é algo que em casa lhe dedico pouco tempo. Lavo o cabelo, tento usar bons produtos, tenho um bom secador de cabelo e é isto, num registo, it is what it is.

Mas ultimamente tenho lido com atenção alguns artigos sobre cuidados de cabelos e cheguei à conclusão que se dedicar mais tempo ao meu cabelo como dedico à pele, talvez tenha melhor resposta.

E foi o que fiz hoje: tomei banho sem lavar o cabelo, coloquei uma toalha nos ombros, humedeci o cabelo com um spray de água (com aquelas garrafinhas que se usa para borrifar a roupa quando se engoma) e apliquei a máscara Holistic Hair Care Hyaluronic Acid & Aloe da Apivita, madeixa por madeixa. Fui usando a água do spray para não deixar secar a máscara e deixei no cabelo uns 20 minutos. Depois lavei o cabelo com um champô normal e apliquei o condicionador da mesma linha da Apivita, o Holistic Hair Care Hyaluronic Acid & Aloe. Tenho pena de não ter o champô, mas irei tratar disso.

Uma coisa que tenho feito toda a vida é usar máscara, poucas vezes condicionador e nunca um a seguir ao outro. Mas quando lemos nas instruções que é para usar um a seguir ao outro não é por acaso, nem uma manobra de marketing para se comprar mais um produto. Existe um motivo, que eu sempre conheci, mas ao qual encolhi os ombros: é que as máscaras abrem a cutícula do cabelo e os condicionadores fecham. Portanto, há anos que concluo a lavagem com um produto que deixa a cutícula aberta e anos disto, mais as tintas de cabelo, podem perfeitamente ter deixado o cabelo ressequido como o sinto ultimamente.

A máscara prolongada que fiz hoje, numa só aplicação devolveu imensa suavidade ao cabelo e - foi evidente - muito menos frizz! Para quem tem cabelos finos ou normais, esta máscara e condicionador têm 97% de ingredientes de origem natural, hidratam de verdade (têm ácido hialurónico, aloé, mel e proteínas de aveia que restauram a fibra capilar), conferem elasticidade para o cabelo não partir (graças aos óleos de jojoba e de azeitona) e dão um toque muito melhor em apenas uma utilização. Só uma!

Então pensei: e se eu fizer isto mais vezes, sem ser a despachar, com o cabelo húmido em vez de estar alagado em água, daqui a dois ou três meses tenho um cabelo agradável e mais fácil de pentear? Vou testar e é aqui que vocês entram. 

Tenho nos planos fazer o Olaplex nº 3 (que parece ser uma verdadeiro game changer), experimentar mais produtos Apivita, da Phyto e queratina. Quais são os vossos produtos de cabelo preferidos, aqueles "não vivo sem" que quando acaba a embalagem já têm outra de reserva?



SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig