4.1.21

Há um segredo para ter unhas impecáveis: top coat


Sou eu que arranjo as minhas unhas, poucas vezes na vida fiz uma manicure profissional. Não vejo necessidade nenhuma, é (para mim) dinheiro mal gasto e sou da opinião que treino e bons produtos fazem o trabalho.

Creio que comecei a pintar as unhas com uns 13 anos. Comecei por verniz transparente, depois passei ao branco leitoso e mais tarde arrisquei nas cores. Desde muito jovem fiz gosto em ter unhas impecáveis, lembro-me de passar tardes com as amigas e arranjarmos as unhas umas às outras com os produtos das suas mães.

Com o tempo aperfeiçoou-se a técnica e a descoberta dos melhores produtos.

O segredo para ter unhas impecáveis uma semana inteira é usar um top coat de excelente qualidade. Honestamente, eu diria que sem top coat nem vale a pena pintar as unhas, vão durar um par de dias (se tanto).

Além da durabilidade, um bom top coat protege as unhas de marcas. Eu pinto as unhas sempre à noite, quando a minha filha já está a dormir, mas se não usasse um top coat era certo que no dia seguinte ia acordar com os vincos dos lençóis todos marcados nas unhas. Nem pensar, com um top coat de qualidade deixo secar as unhas 30 minutos e posso ir para a cama descansada.

Há muitos anos usava um top coat da MAC (cerca de 15€), mas a marca descontinuou os produtos de unhas, o top coat desapareceu do mercado e foi quase um pânico. Usei o blogue para saber como me iria safar e uma leitora recomendou-me o top coat da Sally Hansen, o Mega Shine. 

Nunca tinha ouvido falar nesta marca, creio que tem muito pouca expressão em Portugal, mas arrisquei. Comprei no El Corte Inglés (o sítio mais caro que já vi este produto) e foi a luz! Não só é um excelente top coat como considerei ainda melhor que o falecido top coat da MAC. Fiquei cliente para o resto da vida.

Entretanto, descobri-o nos EUA, comprei muito mais barato. E depois, ainda mais barato, descobri na Notino e é onde costumo encomendar (cerca de 8€). Riquezas, se se preocupam em fazer durar as unhas em bom estado, isto é dinheiro bem gasto.

Podem encontrar o Mega Shine da Sally Hansen no link. Em alternativa, existe o Insta Dri que deve ser muito semelhante (cerca de 9€), o nome convence-me e vou pedir numa próxima encomenda. Tudo o que é desta marca é bom! Também tenho o Double Duty para fazer de base, serve de cobertura, mas nunca experimentei como top coat.

Outra alternativa, mais barata e por recomendação de outra leitora (eu tenho em atenção o que me escrevem), é o top coat da Catrice, de nome Sleep Proof Top Coat. O preço é muito mais em conta, 3,50€ e só o nome do top coat já apetece experimentar! Testei e gostei. Acho muito semelhante, cumpre o trabalho. O senão é que com este top coat o verniz custa mais a tirar.

Em tempos idos, experimentei um top coat da Essie que, não sendo péssimo, não era excelente, não deu vontade de repetir e acho que já nem existe no mercado. Está na minha caixa de vernizes à espera de destino. Entretanto saíram novidades e existe um novo chamado Speed Setter, está também na minha lista para experimentar. 

Quanto a vernizes de unhas os meus preferidos são os da Kiko Milano e, curiosamente, não deve haver mais barato no mercado. Adoro a qualidade e quantidade de cores, mas ando sempre nos encarnados.


À parte de um top coat muito bom, para ter unhas impecáveis precisam de:

• Paciência e treino. Sim, também se consegue pintar com a mão esquerda.

• Unhas curtas com cerca de 1mm ajuda a manter o verniz impecável. Não gosto nada de unhas compridas. Sorry, não vejo elegância ou sentido prático nisso. Nem higiene.

• Bom corta-unhas, lima, esponja de polir a superfície da unha.

• Afastar e cortar cutículas apenas depois de um banho.

• Aplicar uma camada de base + duas camadas de verniz + uma boa camada de top coat.

  Esperar 30 minutos (ou mais) e ir dormir.

• Pintar as unhas à noite. Mesmo quando o verniz passa fora da unha, não mexo, deixo secar e no dia seguinte, no duche, esfrego as unhas com sabão e uma esponja. O verniz que fica fora da unha sai com facilidade. Se for preciso, depois de sair do banho elimino restos que ficaram colados à pele com um removedor de cutículas.

• Usar creme de mãos para as manter hidratadas. 

E é isto, parece complicado, mas tendo os produtos certos e ganhando hábito, isto faz-se nas calmas todas as semanas enquanto a cria dorme e se vê mais um episódio de uma série.




SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig