16.10.19

Dialogar com leitoras: o lado de cá



Escrevi no FB sobre uma conversa com um amigo que vai ser pai e a quem perguntei: "sabes que destruíste a tua vida?". Quer parecer-me que a maioria das pessoas entendeu que me referia à liberdade individual, à possibilidade de fazer coisas de adulto como se faziam até a criança nascer, o lado bom da vida de não ter a responsabilidade dos filhos, etc.

Mas este texto não é sobre isso. Em traços gerais, encontro-me com isto:


Leitora: previsível, és capaz de muito melhor.

Maçã: melhor? Mas eu estou a dizer o que sinto... Pode nem toda a gente concordar, claro, mas é a minha forma de ver o assunto, só isso.

Leitora: quando digo que és capaz de melhor é para escrever sobre outras coisas, que estes assuntos já cansam.

Maçã: mas isso é porque me lê há muito tempo. Há pessoas que me seguem recentemente e nunca leram estes conteúdos. Mas só escrevi sobre isto porque aconteceu ontem e achei que tinha graça.

Leitora: leva a bicicleta! Já te sigo há muitos anos e sei que nunca, nunca, dás o braço a torcer. 


E é isto...

Se eu der um bocadinho do meu tempo para o diálogo e explicar o meu ponto de vista, sou uma mula teimosa, incapaz de dar o braço a torcer (whatever that means).

Se eu não responder sou uma diva que nem é capaz de dar uma palavra aos seguidores.

Do lado de cá, em alguns casos, se eu não respondo sinto que me permito ser mal interpretada quando gostava de me explicar melhor. O que fica para mim? Ser uma besta porque respondi (e eu é que não aceito respostas) ou sentir-me mal porque permito que fiquem a pensar uma coisa errada.

E ninguém pensa no lado de cá. Resume-se a ser teimosa. As pessoas não querem dialogar, querem ter razão. E não querem colocar-se no lugar do outro (porque têm razão).

Desisto, retiro-me, atiro a toalha ao chão e remeto-me ao silêncio que isto não é produtivo.
Desistir também pode ser dar o braço a torcer? Espero que sim. É libertador.

#I'mnotapeopleperson





SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig