14.11.16

Gravidez: toda a verdade #8


Por entre os contras de uma gravidez (que são vários, opinião pessoal), uma delas é aquela coisa tão feia que dá pelo nome de linha nigra. Já toda a gente deve ter visto alguma grávida com uma linha escura que aparece ao longo da barriga dividindo-a ao meio, umas vezes vai do umbigo ao púbis, outras vezes sobe pelo umbigo e ocupa quase a barriga inteira. Horrível!

Feio ou não, esta linha é muito comum na gravidez e costuma aparecer no segundo trimestre de gestação. Ainda assim há pessoas com sorte, a linha pode não aparecer, mal se ver, ser pronunciada ou muito pronunciada (quase preta).

Esta linha aparece devido a um aumento hormonal, que por sua vez aumenta a produção de melanina, dando-se uma acumulação de pigmentação na linha que divide a barriga.

Mas a sorte danada não fica por aqui, com estes escurecimento vêm outros e começam também a escurecer as axilas (no meu caso não dei por nada), os mamilos (vou guardar para um post sobre maminhas), o ânus (juro que é um choque) e podem surgir manchas na cara a que costumam dar o nome de "pano".

O cloasma facial ou pano é a mesma coisa, pode surgir das alterações hormonais. Mas enquanto a linha nigra começa a desaparecer gradualmente após o parto, o pano no rosto pode ficar o resto da vida!

Foi para mim um alívio saber que não havia casos de pano no rosto na minha família e quase nada de linha nigra. Investiguei isto tudo a fundo, perguntei a várias familiares para ver o que me podia calhar, andei quase de microscópio a observar a barriga com medo que me aparecesse a linha escura, a perguntar ao homem dia sim, dia não, se via alguma coisa, até que achei que começava a aparecer uma linha muito ténue. Fiquei doente.

Ao falar sobre o assunto, uma pessoa sugeriu-me usar o sérum anti-manchas da Caudalíe, contando que tinha sido a solução dela. Que ideia genial, já tinha o sérum em casa, como é que eu nunca pensei nisto antes?

Desde então uso o sérum todos os dias, duas vezes por dia, de manhã após o duche e à noite quando me deito. O frasco está religiosamente pousado na minha mesa de cabeceira para nunca me esquecer e é assim que me tenho safado. Tenho uma linha muito, muito ténue, e ela não escureceu mais depois de passar a usar o sérum.

Para fugir do pano no rosto (nem sombra disso até à data), é imperativo fugir também da exposição solar directa, usar protecção solar alta mesmo que seja inverno, fazer muita hidratação, esfoliação e, recomendo, usar produtos próprios anti-manchas. No fundo não faço nada que não fizesse antes de estar grávida, mas para quem não tem estes hábitos, podem ser a solução para evitar males maiores. É que uma vez aparecendo é difícil regredir, pelo que a prevenção é a melhor aposta.



Este post é de minha iniciativa, não foi solicitado pela marca. É um método pessoal que utilizo para evitar manchas.

As gravidezes não são todas iguais, o que eu sinto pode não ser sentido por outra grávida. 

Sei que muitas grávidas evitam o uso de cremes com medo dos químicos. A minha posição quanto a isso é tranquila: se a médica não teve a iniciativa de fazer alertas quanto a uma coisa (como fez para outras), então faço a minha vida normal. E a médica não me fez aviso nenhum quanto a cosmética. Idealmente as grávidas não respiravam o ar da cidade, só consumiam produtos orgânicos e nem se banhavam numa piscina por causa do cloro. Eu procuro fazer a minha vida de sempre, sem extremos.

SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig