18.10.16

Dentes e gravidez



Sempre ouvi dizer que a gravidez obrigava a cuidados redobrados com os dentes e afinal é mais ou menos mito.

Eu passei de ser uma pessoa que detestava os meus dentes, complexada, os meus dentes da frente eram muito compridos, os meus dentes de baixo uma desorganização, apenas sorria de boca fechada para as fotografias. Até que um dia perdi as vergonhas e decidi colocar um aparelho, tinha eu uns 30 anos. Fui a várias consultas para escolher um médico, uns mais parvos, outros menos, cruzei-me com a Dra. Rute Mendes (que também trabalha na LISCLINIC em Lisboa) e foi um "amor à primeira vista". Impecável, amorosa, super profissional. A ela lhe devo o trabalho que hoje em dia mostro nas fotografias - muito vaidosa, confesso - e a ela lhe devo ter passado a adorar os meus dentes. 

E se já tinha cuidados regulares com os dentes feios, com os dentes bonitos tenho um cuidado extra. Eu adoro os meus dentes! Já andava para marcar uma limpeza desde o início do verão e foi agora, no 2º trimestre da gravidez. Fui ao Médico dos Dentes em Algés (existem outros centros pelo país fora), onde já passei por tantos médicos, todos tão espectaculares, que eu já nem peço nenhuma pessoa em particular, peço que agendem e escolhem por mim.

Desta vez apanhei o Dr. Rui, não conhecia, foi a primeira vez. Impecável, impecável, deu-me seis estrelas pela limpeza dos meus dentes (só por isso uma jóia de Dr.) e deu ainda uma verdadeira lição de dentes e gravidez, o que me desfez alguns mitos:

A gravidez enfraquece os dentes?
Quantas vezes já ouvimos "ai, a gravidez deu-me cabo da boca toda em 1975!". Esqueçam, a gravidez não enfraquece os dentes de ninguém, os dentes não apodrecem, não criam cáries, se as pessoas tiverem cuidados (aqui estão excluídas pessoas que já nasceram com problemas de saúde nesta matéria, que existem). Afinal é mito, desculpas esfarrapadas.

Os bebés tiram o cálcio dos dentes da mãe?
Também, a teoria de que a criancinha "sugou o cálcio todo dos meus dentes" é um mito, o médico até brincou que os bebés na barriga não trazem palhinha, isso não acontece. Em suma, estas teorias e mitos são uma desculpa de falta de higiene dentária e falta de consultas regulares.

As grávidas podem fazer tratamentos dentários?
Sim, mas preferencialmente fazem-se antes ou depois de engravidar. No caso de terem de ser feitas durante a gravidez, a melhor altura é o 2º trimestre.

Em caso de dor de dentes, as grávidas podem tomar algum analgésico?
NUNCA se mediquem por vossa iniciativa! Só os médicos sabem. Nunca tive dores de dentes, não sei o que isso é, mas garanto que uma boa higiene e consultas regulares poupam esses dramas.

As gengivas podem sangrar durante a gravidez?
Sim, mas não significa forçosamente que se passa alguma coisa de errado. Como podem sangrar do nariz sem motivo aparente. Deve-se ao maior fluxo de sangue da mulher grávida.

E saí da consulta ensinada, com mitos desfeitos, os dentes bem limpinhos e volto daqui a 6 meses.

Tudo sobre os seguros de saúde e de dentes que tenho (fiz alto estudo de mercado!) e a minha experiência com o aparelho, aqui neste post

Faria tudo outra vez para ter os dentes que tenho hoje. Várias pessoas do blogue encheram-se de coragem na minha missão e acabaram por também colocar aparelho com a Dra. Rute Mendes pela mesma altura que eu. Tenho a certeza que andam por aí e repetiam tudo outra vez.


Este post não foi solicitado por nenhum dos serviços que indiquei, são profissionais que recomendo por experiência pessoal e a quem estarei eternamente grata.



SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig