14.6.16

Cabelos brancos: pintar o cabelo ou não?


 
  
 

Isto é matéria importante, um momento de decisão. Se bem que a decisão ainda pode demorar.

Estou a ficar cheia de cabelos brancos. Não tive durante anos, nunca pintei o cabelo e, pior, detesto a ideia de ter de pintar o cabelo, de ser escrava da imagem e dependente do cabeleireiro a cada três ou quatro semanas. E se o tempo gasto num cabeleiro me faz comichão (a minha vida não é isto), a ideia de encharcar a minha cabeça de químicos todos os meses deixa-me ainda mais desconfortável.

Não sou uma mulher de cabeleireiro fixo, nunca encontrei um que me fizesse pensar "não posso perder este profissional de vista, preciso do contacto!". Evidente, não me ajuda o cabelo miserável de rato que eu tenho. Tive em tempos uma cabeleira farta, tanto cabelo que até custava molhar e m criança queria cortar pela raiz em alguns sítios para ter menos volume (felizmente nunca aconteceu). Mais tarde, tive desgostos, uns atrás dos outros, quase fiquei careca e nunca, nunca, nem feliz, voltei a ter o cabelo que tinha. Morro de pena, sobretudo porque sei como era, não é algo que nunca tenha tido.

Às vezes pergunto-me se tenho de abrir um cabeleireiro para ser atendida como gostaria. Há semanas, no meio do stress dos lançamentos das minhas marcas, eu que já andava há meses para cortar o cabelo, não aguentei mais, virei o carro para um centro comercial, fui cortar o cabelo e apanhei uma (não) profissional que achou que devia pentear-me de cabelo molhado da raiz às pontas. Eu em casa começo pelas pontas para não partir o cabelo todo e num sítio onde estou a pagar dão-me esticões que me deixam de lágrimas nos olhos? O que uma pessoa aguenta para evitar um momento de constrangimento e chatice.

Estava para morrer, de dor até. Depois, decidiu que era boa ideia cortar-me o cabelo a direito, porque "agora usa-se" e noutras palavras, o cabelo era tão coitadinho que nem valia grande dedicação. Assim para despachar. No fim, na hora de pagar 30€ pela porcaria de um trabalho que vou ter de resolver em breve com um novo corte, ainda me perguntaram se queria abrir ficha e ficar com a mesma profissional de uma próxima vez. Não comecei a correr pelos corredores fora porque tinha e pagar.

 

Portanto, se a vida é assim para um simples corte, imagino para pintar. Melhor, eu nem quero imaginar o que é pintar o cabelo com um mau profissional!

Acredito que beneficiaria de uns tons mais claros, a minha cor natural é muito escura e a pele branca, o que no inverno faz parecer que vi a morte. E ainda para mais, estou a ficar cheia de cabelos brancos que começaram a nascer pouco depois de iniciar a vida profissional por minha conta. Ensinamento: não criem negócios se querem manter a cabeleira como estava.

E isto tudo deixa-me na dúvida: assumo os brancos ou torno-me escrava do cabelo?

Detesto a ideia de tintas, químicos, tempo e abomino raízes. É tão feio a raiz do cabelo de cor diferente do resto! Entre isso e andar a absorver químicos com o cérebro, venha o diabo e escolha.

Uma pesquisa por mulheres de cabelos brancos na net, deu-me algumas destas imagens. E não acho que os cabelos brancos deixe estas mulheres feias ou deselegantes. Pelo contrário, em alguns casos acho que ganham um traço característico e distintivo.

Ainda que estas imagens tragam alento, há que reconhecer que são mulheres bonitas, com muito bom aspecto, óptima maquilhagem e provavelmente muitos tratamentos de beleza. Não ficaremos todas assim por assumir os brancos.
  
 
  
 

Os brancos por si só, além de me fazerem pensar que a vida está a passar a correr (depois dos 35 parece que o tempo voa), não me causam muita mossa. O que acho que me incomoda mais é aquela fase inicial de cabeça escura com fios brancos aqui e ali. Ou a constatação de que estou mesmo a envelhecer. 

É evidente que passar de escuro para branco integral de um momento para o outro seria um choque (para mim e para outros), mas quando olhos para estas imagens eu vejo cabelos bonitos, ainda que brancos. Os cabelos brancos, quando tratados e cuidados, são bonitos na mesma.

Pior, ironia do destino, os meus cabelos brancos são muito mais fortes e grossos que os escuros, feitos de ar e vento. É a vida a gozar comigo.

Recomendo que vejam este vídeo abaixo (é só clicar na imagem) que me trouxe algumas luzes, embora não uma resposta (ainda).




SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig