Na minha família, isto é impensável. Há legumes todos os dias e em todas as refeições, consumimos imensa sopa e efectivamente sinto falta de mais legumes quando estou fora do país. E não faço esta opção alimentar por ser boa para a saúde, mas porque é realmente o que eu gosto de comer.
Verdade seja dita: no meu caso, fruta é que não tanto. Sou muito mais adepta de legumes do que de fruta (o que não considero grave) mas não quero que a Carmencita seja assim. Teria muito gosto que em adulta retirasse prazer de uma alimentação cheia de “plantas”, do que cresce nas árvores e na terra. Por isso, todos os dias procuro educar-lhe o paladar nesse sentido. Para além de comer sopa ao almoço e jantar, de ter legumes no prato e de comer fruta como sobremesa, de vez em quando incluo alguma fruta extra fazendo uns batidos que têm reacção visível: adora!
Os batidos da Carmencita são simples, bebe sempre de manhã ao pequeno-almoço ou ao lanche e são ainda uma forma de aumentar o consumo de água no dia-a-dia:
210 ml de água
7 medidas de NAN Optipro 4 da Nestlé
Fruta a gosto
Tudo na varinha mágica ou liquidificador
Costumo optar por banana, maçã ou pêra mas, dependendo de quanto tempo falta para a refeição seguinte, por vezes faço tutti-frutti. Não junto manga porque tem fios e pode entupir a tetina do biberão e evito frutas como morangos e kiwi por causa das pepitas (pelo mesmo motivo). A ideia é keep it simple, optando por frutas portuguesas mais tradicionais.
Para quem não sabe como incluir mais fruta no dia-a-dia das crianças ou para quem quer aumentar a sua ingestão de água proporcionando-lhes um teor protéico adequado, os batidos de fruta com NAN Optipro 4 são uma excelente opção. Fica a ideia!
#NANOptipro4 #Nestlé #NestléBebéPT