Tenho uma leitora atrás de mim há semanas para publicar esta receita. Ui, estou convencida que se negociasse a receita era capaz de enriquecer!
Adoro massada de peixe. Isto com bom tempero e feito como deve ser é de sonho. Mas faço a olho, pelo que terão de se orientar com algumas quantidades.
peixe à escolha, costumo escolher pescada
camarões ou mistura de marisco
1 cebola
1 molho de coentros
2 dentes de alho
3 tomates maduros
polpa de tomate
½ pimento verde
½ pimento encarnado
½ pimento amarelo
massa em quantidade a gosto (búzios ou laços ou espirais, etc)
vinho branco
água
azeite
sal
1. Numa panela coza o peixe em água e sal e deixe cozinhar metade do tempo que seria suposto . Pode escolher vários tipos de peixe, mas convém que tenham boa resistência e não se desfaçam. E atenção que nem todos os peixes têm o mesmo tempo de cozedura.
2. Numa outra panela, prepare um refogado com cebola e alho picado, acrescentando depois o tomate em cubos e os pimentos em tiras.
3. Quanto o refogado estiver pronto, acrescente um bom golpe de vinho, o concentrado de tomate, um copo de água (da água onde o peixe foi mal cozido), metade dos coentros picados e deixe cozinhar uns minutos.
4. Introduza a massa que geralmente demora 10 ou 12 minutos a cozer. Não esquecer rectificar o sal e, se necessário, acrescentar mais água onde cozeu o peixe.
5. Quando faltarem cerca de 5 minutos para o fim da cozedura da massa, acrescente a pescada e os camarões ou mistura de marisco (esse tempo deve ser suficiente para acabarem de ficar cozinhados, mas faça as contas).
6. No fim, desligue o lume, adicione os restantes coentros picados e deixe a panela repousar com tampa fechada durante mais 5 minutos.
A massada de peixe serve-se em prato de sopa e come-se com colher de sopa. O molho deve estar divinal, de tal maneira que até se come à colher!
No dia seguinte, se a massada parecer mais seca, é acrescentar um bocadinho de água e aquecer numa panela mais pequena.