5.11.16

Frango com ervilhas




O que eu gosto disto, é dos meus pratos preferidos!

"Não gosto de ervilhas" é coisa que o homem diz prontamente se avistar algumas no horizonte. Pois, é um facto, se me derem a comer ervilhas cozidas em água também não aprecio. Mas isto é todo um outro prato, são ervilhas temperadas, com sabor, estufadas como deve ser. 

Quando ele viu que havia sacos de ervilhas na cozinha, logo disparou: "não gosto de ervilhas!". Quando acabou o jantar, quis repetir. É assim de bom.


1 Kg de ervilhas extrafinas ou baby, das mais pequeninas e doces
4 peitos de frango em pedaços 
1 cebola picada
150 gr. de bacon em cubos
200 gr. de cenouras baby
1 molho de coentros grosseiramente picados
1 caldo knorr de carne
Tomate concentrado (em bisnaga)
azeite
sal
água a ferver q.b.


1. Com horas de antecedência, arranjar os peitos de frango livres de peles e gorduras, cortar em pedaços grandes e temperar com limão e sal. Quem preferir pode optar por pernas de frango ou um frango cortado em pedaços, é ao gosto de cada um.

2. Numa panela grande, colocar um fundo de azeite e aloirar a cebola picada. De seguida, acrescentar o bacon, cozinhar até ficar dourado e logo de seguida adicionar o frango temperado, dando voltas até ganhar cor (durante uns 5 minutos).

3. Acrescentar as ervilhas congeladas à panela e mexer bem durante uns minutos. Atenção à qualidade das ervilhas. Ervilhas baratuxas e sem sabor é coisa para estragar este prato.

4. Acrescentar uns bons golpes de tomate concentrado (também pode ser polpa de tomate), as cenouras baby, sal, o caldo knorr, um meio litro de água a ferver e os coentros picados. A questão da água é muito importante, não queremos um molho alagado, mas também não é suposto ficar seco, isto é um prato com molho. Em caso de dúvidas é ir acrescentando a olho aos poucos até ganhar prática.

5. Deixar ferver durante cerca de 15 minutos com a panela a meio.

6. Desligar o lume, colocar a tampa, deixar repousar uns minutos, provar e rectificar sal se necessário.


É bom que não há palavras! Se o molho estiver com a consistência certa, não há quem resista molhar um pãozinho. Isto é tão bom que se come em prato de sopa e com colher de sopa, não sobra molho nenhum para amostra.

SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig