30.3.15

Voltar aonde se é feliz: o BOOK






Todos devemos voltar ao lugar onde fomos felizes e o BOOK é um deles.

Fui a este restaurante no Porto o ano passado. Na altura escrevi aqui, ficaram surpreendidos e agradecidos, de tal ordem que me convidaram para voltar e saborear um menu de degustação um dia que voltasse ao Porto. Voltei a semana passada e não fiz cerimónia. Com ou sem convite voltaria a este restaurante para experimentar a carta de Primavera, por isso arrisquei o contacto.

O restaurante estava no mesmo lugar, com a mesma luz convidativa, casa cheia como sempre, mas desta vez fui de outra maneira: era convidada para saborear uma dança de pratos sem fim. E o que eu gosto de comer! 

Mal eu sabia que se seguiriam sete pratos, na verdade nem sei como consegui, ou consegui porque é tudo de um sabor genial, mas reparei que os meus pratos voltavam para a cozinha tão rapadinhos que deviam ter dúvidas se eram pratos limpos ou sujos.

E enquanto a dança de pratos ia e voltava, eu e o PAM falávamos sobre o que nos apresentavam na mesa, as entradas, os empregados, a decoração, a luz, a música. Até que eu perguntei:

- Arranja-me um defeito.

Silêncio e risos.

- Diz-me um restaurante em Lisboa que seja assim.

Não temos. Temos outros e bons, mas como este que encaixe tão bem nas nossas preferências, não temos.

E eu queria um BOOK em Lisboa. Todos temos aquele punhado de restaurantes aos que vamos sempre, dos quais somos clientes e se este existisse em Lisboa, era certo que estaria no nosso punhado. Não estando em Lisboa (e enquanto não fazem crescer um irmão por cá, que eu já pedi), faz parte das nossas preferências no Porto, que visitamos cada vez mais vezes.

O BOOK tem um ambiente espectacular, comentámos que até a escolha da música era perfeita. A luz e a decoração ajudam e, claro, daquela cozinha nascem maravilhas, trust me. E depois, não é daqueles restaurantes que levam o couro e o cabelo. Da primeira vez pagámos 30€ por pessoa, o que para este ambiente e qualidade culinária, não é mesmo nada do outro mundo, pelo contrário.

E este foi o banquete que se seguiu:



O Book é um restaurante onde se pode beber um Mojito à confiança, sabem fazê-los. E ao PAM levaram um Daiquiri nunca antes provado, mas era como se lhe tivessem lido os pensamentos, aquilo tinha a cara dele. Se eu tivesse provado antes teria dito imediatamente "isto é para o PAM".



De entrada, uma espécie de patanisca de bacalhau com puré de grão e cebola estaladiça. O puré, a cebola, o bolinho de bacalhau, cada um ou todos na mesma garfada, era genial. Foi dos pratos que mais gostei.



Também no meu top ficou este creme de lentilhas vermelhas com cogumelos. Pena a imagem ter ficado desfocada, mas o sabor desta sopa foi ditado pelo silêncio, deixámos de falar. Um sabor fabuloso, cremosa como se quer uma sopa, uma combinação fantástica juntar os cogumelos às lentilhas, e eu com um pacote de lentilhas vermelhas na despensa em casa a tentar perceber como se cozinha esta sopa. 



Mais uma entrada, uns cogumelos divinalmente recheados. E mais uma vez foi como se nos lessem os pensamentos, pois somos devoradores de cogumelos. Até o tempero da salada estava no ponto e os croutons eram especiais. E não, fomos às escuras, nunca nos perguntaram se tínhamos preferências ou se havia alimentos que não gostássemos. Eu adoro sentar-me a uma mesa e não ter ideia do que vou comer.



Para fazer um intervalo, um sorbet de citrinos e vodka, tangerina lá pelo meio, os Santinis desta vida que deitem as papilas a esta iguaria. Espectacular!



Prato de peixe: salmão folhado e batatinhas com molho tártaro. A sério, isto é tão, mas tão bom. A combinação da massa folhada, o salmão ao ponto com o centro de verdes, o molho com a acidez perfeita, um excelente casamento.



Prato de carne: leitão pequenino com molho de pimentas, uma salada espectacular (com citrinos para desenjoar) e uma salada de batata e cebolada. De todos, este era o prato que menos tinha a minha cara, pois não sou grande apreciadora de leitão (ainda assim comi tudo). O mesmo não se pode dizer do PAM, grande apreciador de leitão, que imediatamente arregalou os olhos e tudo devorou.



Sobremesa (ou sobremesas). Aqui já estava nas últimas, eu queria continuar mas não conseguia e tinha medo de acabar mal-disposta. Não consegui acabar com as sobremesas (falta de espaço!), mas provei todas mais do que uma vez. Da esquerda para a direita: tacinha de frutas com creme fresco, bolacha de chocolate e peta-zetas, o meu preferido! Ainda existem peta-zetas? O que eu gostei de ficar a ouvir os estalinhos no céu da boca. Ao centro, um crumble de pêra com gelado de canela (Santinis desta vida, olho neste gelado) uma excelente sobremesa quente de inverno. E à direita, um tiramisú com leite condensado e tudo o que leva café já se sabe que me perco. Ao ouvir 'tiramisú', o PAM já se estava a desiludir, "este não é para mim", provei, disse que devia provar e como resultado comeu tudo, o homem que nunca come doces não deixou ficar nada e disse que era o preferido dele.


A equipa da cozinha e da sala do restaurante é aquela que se vê nas primeiras fotos. Estava à espera de encontrar uma equipa de 10 pessoas na cozinha, mas são três espectaculares que dão conta do recado e o chefe que não cheguei a conhecer porque só me lembrei de pedir para ir à cozinha agradecer já tarde. Na sala já eram mais do que na cozinha e todos, mas todos, se observam bem-dispostos e amigos, o que faz toda a diferença.

No fim, já com o Mojito a ditar a disposição, acrescido do vinho que infelizmente não fotografei mas que era óptimo (quase juro que tinha uma ave no rótulo), lá pedinchei fotos com as equipas, quase na hora de fecho, já com a sala mais vazia, num ambiente super descontraído, sem cerimónias, pessoas do norte mesmo porreiras.

Se eu tivesse um restaurante, era com uma equipa destas que eu quereria trabalhar.

Não poderia recomendar mais este restaurante no Porto. O BOOK é um restaurante de visita obrigatória.


Obrigada ao BOOK por este convite tão espectacular. Bravo!


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig