10.12.14

Frio em casa

Eu era uma encalorada, não sei o que me deu, este ano comecei a ter frio. E é horrível! É de tal ordem que até comprei uma camisola, sendo que nunca me viram de camisolas, não uso. Ou não usava até aqui.

O melhor sítio da casa é a sala, adoro o calor, adoro poder ficar de camisa se me apetecer (por mim andava sempre de manga curta!), adoro aqueles ares de Natal com velas acesas, casa cheia e ambiente aquecido, adoro os Domingos de inverno feitos para não sair do sofá.

Já vai no terceiro ou quarto ano que o Hotspot da GALP ocupa lugar na minha sala. Lembro-me que foi comprado em modo desespero, numa corrida ao hipermercado num dia em que já não suportávamos mais o frio e os aquecimentos de quarto não rendiam.

Nestes anos, tem-se portado lindamente, nunca desilude: tem controle de consumo, faz uma distribuição rápida da temperatura, tem um sistema de segurança, as rodas do aquecimento efectivamente giram e não me riscam o chão todo, sou capaz de o levar de uma divisão para outra sem chatices, é discreto e cumpre o que promete.







BOLO DE NATAL

Este fim-de-semana tive lanche de Natal com amigos, como fazemos há mil anos, sempre umas semanas antes do Natal. Também como é tradição, levo sempre este bolo, apenas vou mudando a decoração. Já um amigo brincava comigo à chegada com esta maravilha nas mãos: "o Natal pode ser uma porcaria, mas ao menos sabemos que este bolo está garantido!".


1 tablete e meia de chocolate de culinária Pantagruel
10 ovos
10 colheres de sobremesa de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sobremesa de farinha
meio copo de água

2 pacotes de natas (200ml cada)
3 colheres de sobremesa de açúcar
1 caixa de framboesas
1 caixa de framboesas, mirtilos e amoras


1. Ligar o forno a 180ºC. Separar gemas e claras.

2.  Bater as claras com uma pitada de sal grosso até ficarem bem firmes.

3. Bater as gemas com o açúcar até ficar uma pasta amarelo claro com o dobro do tamanho (bater cerca de 5 minutos).

4. Numa tigela pirex, partir o chocolate, acrescentar a margarina e meio copo de água. Deixar ficar completamente mole no microondas cerca de um minuto e meio (tempo pode variar).

5. Misturar o chocolate com o preparado das gemas.

6. Uma vez bem batido, acrescentar a farinha e bater de novo com a batedeira.

7. Acrescentar a massa de chocolate às claras aos poucos e misturar com o salazar (não bater com a batedeira!).

8. Untar com margarina uma forma redonda (daquelas que se separa a argola do fundo) e polvilhar com farinha.

9. Deitar o preparado na forma e levar o bolo ao forno previamente aquecido. E eis a grande questão deste bolo, o tempo! O tempo de formo pode ser o sucesso ou a morte do artista. A ideia é que este bolo fique quase um petit gateau no centro, pelo que não pode levar muito tempo de cozedura. Também não pode ficar líquido, pelo que vos deixo com o dilema para resolver. No meu forno eléctrico ficou 25 minutos. Atenção que os fornos a gás são mil vezes mais rápidos.

10. Uma vez cozinhado, retirar a forma do forno e deixar arrefecer. Pode ficar à espera umas horas, não foge. Cuidado com as crianças e os dedos intrometidos.

11. Desenformar o bolo num prato bonitinho. O meu é um prato com pé da Bordalo Pinheiro. Este bolo merece sempre um prato com pé!

12. Bater as natas com o açúcar até ficarem firmes, ao ponto de virar para baixo e não mexer.

13. Espalhar as natas por cima do bolo. Decorar com framboesas, mirtilos e amoras. Ralar chocolate de culinária por cima (usei o ralador de queijo).

Este bolo deve ser cozinhado no dia em que vai ser consumido e SÓ deve ir para o frigorífico se for a seguir à festa. Isto é, se sobrar.


Powered by GALP Energia


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig