18.6.20

Toda a protecção solar que uso no rosto tendo melasma ou o que devem usar para atrasar o envelhecimento da pele



Este é um post que já vos devia desde o verão passado: tudo o que uso relativo à protecção solar de rosto, tendo em conta que tenho melasma.

Para quem tem melasma, vamos esclarecer o seguinte: não há solução, não há cura, não se reverte, apenas podemos evitar que piore e disfarçar. O que eu uso e toda a informação que consta neste post é fruto de muita leitura e de aconselhamento profissional. Nestas sugestões que vos deixo estão as indicações do meu médico dermatologista que adoro (Dr. João Maia da Silva, CUF) e que tão bem me tem ouvido, tratado, sem NUNCA se desinteressar pela parte estética que tanto me importa. Este médico foi um achado.

Para quem não tem melasma, mas quer evitar ter, quer adiar as rugas, para quem se preocupa com a pele, todos estes produtos são uma excelente opção. Acreditem, o melhor anti-rugas que podem usar na vida é protecção solar continuada, seja verão ou inverno, dentro ou fora de casa.

Os raios solares não se resumem à simplicidade UVA e UVB que costumamos ouvir falar, há mais realidade além disso (UVA, UVB, HEVis, IR-A) e os protectores solares não protegem contra todos os raios. Riquezas, a aprendizagem é longa, não dá para colocar tudo aqui, mas se tudo o que é luz indirecta provoca envelhecimento da pele, imaginem luz solar directa na toalha da praia. Sim, até através dos vidros, em casa ou no carro.

A marca recomendada pelo meu médico dermatologista e que vim a estudar é a Heliocare, da Cantabria Labs, uma empresa espanhola ligada à investigação, dermatologia, ginecologia, medicamentos, etc. Ou seja, estamos a falar de uma empresa que opera virada para o ramo médico e não de cosmética. 


Vamos aos produtos que estão na foto!


Heliocare 360º Mineral Tolerance Fluid SPF 50 - este foi o primeiro protector solar recomendado pelo dermatologista. A marca tem a linha 360º que recebe esse nome porque protege a pele contra todo o espectro de raios solares com uma tecnologia que é patente da empresa, o Fernblock (encontram mais informação no site da marca). 

Não tem nenhum cheiro em particular, nem bom nem mau. Na primeira aplicação achei que ia ser impossível seguir a recomendação do médico porque nos primeiros segundos de aplicação a cara fica branca, mas são mesmo uns segundos, quando se espalha não fica nenhuma amostra de branco. Tem uma textura que parece oleosa, não tendo óleo. O que faço é aplicar pó com um pincel e já está, fica impecável, não faz transpirar, não me deixa com brilhos, posso aplicar maquilhagem, é uma excelente protecção solar. No entanto, prefiro este creme para o inverno e meia-estação do naqueles dias de verão com muito calor.


Heliocare Ultra Gel SPF 90 - Gostei tanto do creme anterior que fui ver qual era a oferta da marca. Esta foi a minha segunda compra Heliocare com orientação do dermatologista. Como tem uma textura gel, achei que ia gostar mais e não me enganei. É muito bom, de elevadíssima protecção SPF90, no entanto já não é o 360º contra todo o espectro de raios solares, ainda que seja excelente. Ele desapareceu, mas voltei a encontrá-lo, acho que lhe mudaram a embalagem e agora tem este aspecto (ver aqui). A textura é óptima e o acabamento também.


Heliocare 360º Gel Oil-free SPF 50 - Há umas semanas estava na Notino a fazer compras quando descobri que vendem Heliocare e que existia uma novidade na marca: o mesmo 360º, desta vez num consistência gel oil free e com o plus de ter um acabamento seco. Como tinha os outros a acabar, encomendei e foi uma excelente surpresa. Óptima protecção com o melhor toque e acabamento. Esta versão é de ano inteiro, fiquei cliente e ainda por cima é mais barato que os anteriores. Além disso, por algum motivo este protector dá-me a sensação de ter um cheirinho frutado, embora não o seja, pois não existem perfumes adicionados a esta gama de protectores solares.


Não está na foto, mas reparei há dias na embalagem do ISDIN Fusion Water SPF 50 que este protector também protege contra a gama completa de raios solares (UVA, UVB, HEVis, IR-A). Já tinha referido este protector solar logo quando saiu em 2016 (aqui), é das melhores texturas de sempre. Honestamente, este protector é o mais parecido com a sensação de não ter aplicado nada na cara, tem uma enorme base de água (não substitui um hidratante) e é por isso perfeito para quem não gosta de cremes, para o dia-a-dia, para aplicar antes da maquilhagem, etc. Foi por acaso que reparei na indicação da gama de raios solares completa na embalagem que comprei recentemente. Não sei se o protector sempre foi assim e apenas passaram a incluir a informação na caixa ou se mudaram a fórmula. O que é certo é que no site a informação não consta como tenho na minha embalagem. É perfeito! Se só pudesse usar uma protecção solar o ano inteiro, seria esta a minha opção.


Também não está na foto e conheci posteriormente a este texto (vim aqui acrescentar), é o FotoUltra100 Spot Prevent Fusion Fluid da ISDIN que - como o nome indica - ajuda a prevenir a formação de manchas além de fazer o seu trabalho de protecção solar. Este protetor assegura uma proteção UVA três vezes superior ao mínimo recomendado num protetor solar SPF50+ e foi uma excelente surpresa que vai directo para os preferidos: boa textura, confortável, sem oleosidade, combina bem com a maquilhagem, gosto muito, é um excelente protector citadino ou de verão.


Ter melasma é uma infelicidade. Há casos muito piores, bem sei, mas não é nada agradável ter de olhar ao espelho todos os dias e ver estas manchas escuras em forma de borboleta. A maquilhagem ajuda, mas nada ajuda mais do que prevenir que fique cada vez mais escuro.

Lembro-me de uma vez que fui a Toronto no outono, estavam uns dias espectaculares, não levei chapéu a achar que não ia ser preciso e só de andar na rua, sem grande calor e com protecção máxima, regressei com as manchas castanhas. Era evidente que tinha piorado, não queria acreditar. Portanto, a protecção solar ajuda a prevenir maiores problemas, a evitar danos celulares, as rugas e tantos outros danos provocados pelo sol, mas no que toca à cor (bronzeamento) só fugir da exposição directa do sol ajuda.

Com os anos passei a usar chapéus na cidade (não é pelo estilo, é para poupar a minha cara). Na rua ando pela sombra. Se tenho de parar na rua viro-me de costas para o sol. Basicamente, aprendi a viver com o sol e não exponho a minha cara em bronzeamento desde 2016. Se soubesse o que sei hoje!

No entanto, não deixo de viver, gosto de passear e adoro o verão! Então, à melhor protecção solar aplico por cima bloqueadores que fazem uma camada de cor por cima da pele como um barro. Assim fico eu pintada, mas impeço que a pele bronzeie nas zonas onde aplicar (nos bocadinhos de tempo que não tenho como fugir ao sol isto é fundamental).


Da La Roche-Posay, o Anthelios Blur Lisseur Optique, dá-me a sensação que comprei o último e foi descontinuado (daí a falta de link). Adoro este produto! É como uma mousse seca com cor, extra suave, sem nenhum cheiro em particular. Talvez encontrem algum resto de stock nas farmácias. Se encontrarem, agarrem, é mesmo muito bom. Adoro usar quando vou andar a pé. No entanto, onde encostarmos (se encostarmos) vai sujar. Não será má ideia ter uma toalhitas por perto ou não esquecer que não dá para despir a camisola a roçar na cara. 


O Bioderma Photoderm Max 50+ e o ISDIN Compact 50+ (nas farmácias), são discos de protecção solar compacta que também funcionam como um barro. O da Bioderma prefiro com tempo seco, é mais hidratante e o da ISDIN prefiro com humidade e calor, é mais seco. 


O Bioderma Photoderm Nude Touch SPF 50+ é um excelente citadino com acabamento seco que já recomendei antes (neste post aqui) e uso desde que saiu para o mercado, em 2018. Vi no site que a embalagem parece ter mudado, não sei se a fórmula também se alterou (deixei de receber produtos da marca e como recebo outras coisas perdi um pouco rasto), mas o meu está a acabar e brevemente compro outro. Na Notino foi onde encontrei mais barato. 


O SunBrush da ISDIN 50+ (compra-se nas farmácias) é uma fotoprotecção em pó 100% mineral, óptima opção para o caso de começar a ficar com a pele brilhante em dias de muito calor e combina lindamente com maquilhagem. Leva-se bem na mala, gosto muito deste pó mas para acabamento, não uso como protecção solar única. 


Ai riquezas, espero que apreciem e que este post vos ajude que deu uma trabalheira! Os meus produtos estão bem usados, na verdade a maior parte estão a acabar, não são as primeiras embalagens que compro, têm sido anos de aprendizagem e de estratégia para não piorar as manchas (e já agora retardar o envelhecimento) e que tenho conseguido muito bem. 

Agora que encontrei a fórmula certeira com este mix de produtos, espero que vos ajude!


Há um novo texto com com mais informação! Ler "Toda a protecção solar que uso no rosto tendo melasma ou o que devem usar para atrasar o envelhecimento da pele - parte II", aqui.





SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig