A pouca informação que li nunca chegou para me ensinar o que é que esta criatura faz exactamente, o que produz, que riqueza acrescenta à vida dele ou à dos outros. Procurei hoje, encontrei isto que, espremido, deu em nada. Em suma, creio que o maior feito dele vai ser ficar conhecido pela imaturidade e a forma como se expôs para dizer que ele e a namorada já não estão juntos, desrespeitando-a.
Apercebi-me da existência deste vídeo através da comunicação social. Não fiz caso. Mas depois o Nuno Markl (que é um gajo que prima pela sensatez) falou no assunto e decidi ver.
Em 48h o escândalo gerou viralidade, a comunicação social, personalidades públicas e leitores têm debatido o assunto exaustivamente, as pessoas falam de uma geração desgraçada, e eu nem ia escrever sobre o assunto, por não ter mais nada a acrescentar.
Toda a gente condena o caso. Diria que para as pessoas civilizadas a opinião é praticamente unânime, o tipo é um traste.
Mas depois apareceu uma única pessoa com opinião contrária, a Mia Rose, para dizer que não percebe a polémica e afirmar publicamente que naquele vídeo "só vê amor".
É urgente explicar à Mia Rose o que é amor, não vá ensinar a os mais novos o que acha que é.
O vídeo em questão tem cerca de sete minutos. A Mia certamente saberá, ele não foi filmado durante este tempo. Foi muito mais que isso. Depois é editado (durante hooooras) e feita uma montagem com as "melhores" partes.
Quem vê aquela montagem, escolhida pelo Wuant, durante todo aquele tempo de vídeo ele aparece como o gajo que está bem, não sofre, é um macho do caraças, boa pessoa (acredita ele). A ex-namorada é a sofrida, sensível, coitada, as mulheres são assim, é normal [ironia]. Ela é a pessoa que mostra as fragilidades e lágrimas, ele é o gajo inabalável que até a consola. Mia Rose, não. Esta montagem foi mais do que pensada e não mostra amor. Mostra muita coisa, mas não é amor.
Eu percebo que as relações acabam e começam, também já passei por isso. Mas há um abismo que separa as pessoas sensatas dos merdosos. Eu percebo que tendo tantos seguidores quisessem fazer um anúncio público que podia ser escrito. Ou que podia ser um vídeo sucinto e em separado, sem azo a grandes conversas. Se tivessem optado pela discrição não existia viralidade, o assunto não acabava na comunicação social. Mia Rose, o que fez nascer viralidade foi exactamente a falta de respeito, a falta de cuidado, a falta de noção e isso, quando existe, não é amor.
Quando o vídeo começa ele já está a rir, diz "nota-se que estiveste a chorar um bocadinho", seguido de uma bela gargalhada. Depois anuncia que já não estão juntos, que ninguém se zangou, que foi uma conclusão a que chegaram, para interromper o discurso: "aliás, eu se calhar cheguei à conclusão, tu ainda não... Ahahhaha!". NÃO, Mia Rose! Isto não é amor! Isto é enxovalhar uma pessoa, é desconsiderar os seus sentimentos!
Completamente desnecessário a um anúncio de separação que quisessem dar, o Wuant vem dizer "para quem não sabe fomos os primeiros em tudo (...) primeira foda". NÃO, Mia Rose. Isto não é amor, é uma falta de respeito! É uma informação completamente desnecessária, mas para explicar o mesmo podia dizer-se que juntos perderam a virgindade ou juntos tiveram a primeira relação sexual e não haveria como condenar a escolha de palavras, apenas a falta de noção. Só que a escolha das palavras foi "primeira foda", dito diante dela para milhões de pessoas que, nota, baixa a cabeça de VERGONHA. Não é o Wuant o homem com que todas sonhamos, Mia Rose?
Depois diz que tem 24 anos (quem diria), que chegou a um ponto em que quer viver novas experiências e "não quero foder, não é nada disso" - na verdade é só isso, qualquer pessoa com experiência de vida sabe ver. Explica que só se conhecem um ao outro, não quer viver com "ses" na cabeça, quer apenas tirar tempo. Não, Mia Rose. Isto não é amor. Na verdade é total ausência de amor. Tempo dão os relógios, sim? Isto tem um nome que também serve a culinária: banho-maria.
Não faltam surpresas. Diz ao mundo que já estava a pensar em acabar o namoro "há cerca de dois anos". Dois anos! Não, Mia Rose. Isto não é amor! Isto é dizer uma pessoa que metade do tempo estiveram juntos ele já pensava em não estar com ela! Traduzido, terá ficado a viver com ela à falta de melhor opção.
Mais chocante é a total surpresa da ex-namorada a ouvir esta informação, que ao fim de uns segundos responde magoada: "that's hard to swallow..." e ele faz o quê? Peida-se! Peida-se com expressão de esforço prazeroso.
Mia Rose, não é o Wuant um homem de sonho?
Volto a lembrar, este vídeo foi editado. Levou horas a editar, ele teve tempo para mudar de ideias e ESCOLHEU incluir o seu peido em resposta à dor dela, não foi um acidente. Não há maior adepta do movimento do peido livre entre um casal do que eu, mas a dois, em privado, e nunca em resposta a um coração partido numa publicação para milhões de pessoas.
Cereja no topo do bolo, ele está a optar pela separação agora, mas é uma pausa porque "não imagina o futuro com outra pessoa". Não, Mia Rose. Isto não é amor! Isto é uma clássica forma de manipulação emocional, chama-se banho-maria, é colocar a mulher na eterna esperança de um regresso porque mais vale uma pomba na mão do que duas a voar.
Ela, a Owhana, tenho pena. Ainda não chegou o momento dela, ainda não aprendeu a impor-se. A forma como os outros nos tratam somos nós que ensinamos e ela ainda não compreendeu que parte disto é culpa dela, que aceita ser tratada assim. Compreendo, eu levei uma década para aprender a dar murros na mesa sem medo. Espero que ela encontre o seu caminho e que com o tempo perceba que este break up foi a maior sorte que teve.
E dizem vocês, eventualmente: "Maçã, foste dar audiência a este gajo?". Estão a ver o copo meio vazio, têm de ver o copo meio cheio. Este imberbe tinha de ter a cara em cartazes pelo país fora, em todo o lado. Esta viralidade é boa, é uma espécie de don't date him, girls para avisar toda e qualquer mulher que na inteligência dele o conceito de privacidade é uma cena abstracta, que não é apresentável pela forma como fala, que os momentos de intimidade são fodas, que se ri enquanto a mulher chora de sofrimento (perdão, dá gargalhadas), que gosta de manter as mulheres em banho-maria, etc. Há muito por onde pegar e, assim, outras mulheres já vão avisadas e pode ser que goze a solteirice todo o tempo que merece.
Vendo o copo meio cheio, acho que sim, acho que todos os adolescentes deviam ver este vídeo como bom exemplo de como não tratar uma pessoa em público. Parece-me boa a ideia colocar os mais novos a ver isto e a colocar-se na pele de um e de outro, fazendo um exercício emocional, de empatia, perguntando-se se vestiriam alguma destas peles, para ser o protagonista ou o alvo disto. Pode ser valioso para ensinar a quem não tem experiências amorosas o que não se faz e o que não devemos aceitar NUNCA!
Ver homens que não respeitam as mulheres já é difícil, mas ver um garoto com a mania que é homem a desrespeitar a mulher com quem namorou e viveu anos, dá dó.
O tamanho do ego dele, o tamanho da falta de educação, da falta de noção sobre os mais básicos comportamentos de respeito numa relação amorosa, exposto num vídeo, é directamente proporcional ao número de seguidores que tem enquanto youtuber: uma imensidão.
Depois, ver a Mia Rose dizer publicamente "eu só vejo amor", referindo-se ao vídeo sofrível, gerador de vergonha alheia, explica por que motivo há homens assim: é da educação que mães e pais lhe deram sobre a forma como devemos tratar os outros. Ou falta dela, melhor dizendo. E nisso, há pessoas que acham que podem tudo.
NOTA: eu não faço ideia se há marcas a patrocinar o menino Wuant, mas sugiro que revejam os vossos princípios. Como marca (que também tenho as minhas) não quereria ver-me representada por um imberbe que se mostra ao mundo de forma altamente condenável. Lembro o caso mediático do Tiger Woods que foi apanhado a enganar a mulher. O escândalo foi tal que o jogador de golf ficou sem patrocínios. À parte disso, é um princípio básico: a forma como tratamos os outros diz muito de nós. Alguma marca quer ser representada por isto?