29.11.18

Séries: The Crown



Trailer aqui.

The Crown, é tão bom. Já vi há um par de meses e deixou-me saudades. A série é inspirada em factos reais, não será verdadeira de fio a pavio, mas na série a rainha parece ser uma pessoa muito interessante, sensata, uma mulher normal a quem a coroa aterrou na cabeça sem que alguma vez tivesse aspirado a isso. Na verdade, não é uma coroa, é uma cruz que carrega. E mal ou bem, nem me vou pronunciar sobre isso, tem-no feito com uma firmeza e resiliência admirável. Não é para todos.

Já sabia da existência da série mas fui sempre adiando, está completamente fora da categoria de acção ou mistério e talvez tenha sido esse o motivo. Mas comecei a ver e fiquei rendida. Sobretudo percebi quão pouco conhecia da História, dei por mim na maior parte dos episódios à procura de informação para perceber o que era rigor histórico e o que era ficção. Conclusão, está tão, mas tão bem feita esta série! Li algures, é a produção mais cara da Netflix. Não admira, aquele rigor de época, da roupa à decoração, dos carros às ruas, é delicioso, é uma viagem no tempo.

A 1ª Temporada está muito ligada ao nascer de uma nova rainha que não sabe nada, tem de aprender, apanhada de surpresa. Os medos, as ansiedades, o desconhecimento, não terá sido um caminho nada fácil. Está também muito ligada ao Churchill, uma figura deveras interessante. Tanto teve de admirável como de insuportável, de assertivo como de mal-educado, de icónico como desprezível. Mas há um lado dele que percebo: ele nunca perdeu tempo com quem não interessava, ia directo ao assunto. É uma figura histórica, certamente uma temporada não lhe faz justiça, mas diz muito sobre ele e a relação dele com a rainha.

A 2ª Temporada está mais ligada às dificuldades do trabalho como rainha, a um mundo que se altera e ao seu casamento. Carregar a coroa é carregar uma cruz, nenhum casamento sobrevive sem feridas a uma pressão daquelas, ainda mais quando a rainha é a mulher e o homem é um bocadinho adereço, com consequente sentimento de abandono e inutilidade.

Cada temporada corresponde a uma década na história da coroa. Enquanto a 1ª Temporada é mais emocional e política, a 2ª Temporada é mais sentimental. Mas as duas fabulosas.

Estou a adorar a série. Os diálogos, a forma inglesa de dizer tudo sem dizer nada, o curso das coisas alterado por uma época em que "o que é que as pessoas vão pensar?" falava mais alto, os amores proibidos, os salamaleques de rigor inglês, a importância dos secretários, tanta coisa!

Um par de meses depois vou-me lembrando da série, tenho saudades de "estar" com a rainha e não há novos episódios em vista nem parece que vá haver tão cedo, uma pena.

Pergunta para queijinho: será que a Queen Elizabeth viu a série?

Não será para todos os gostos, mas eu recomendo muitíssimo. Mais informação aqui.






SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig