1.2.17

Mala para a maternidade


Há tempos li num blogue, daqueles de autoras que nada têm para fazer, uma gozação aos posts das mulheres que se preparavam para o parto e publicavam o que iam levar na mala, em jeito de lista orientadora. O post de ruindade andava em volta do "mas isso é preciso? Não são capazes de pensar sozinhas?". Bom, a partilha nunca me pareceu danosa, pode ajudar algumas pessoas, no meu caso agradeço mais para tirar ideias do que para seguir à risca.

No caso do hospital que escolhi é possível consultar online o que cada mãe deve levar. Entre o que li por lá e o que li noutros blogues, fui orientando a minha lista, conforme as minhas necessidades. No fundo é ainda uma lista mental, que eu não arrumei coisa nenhuma numa mala. Na verdade estou a escrever este post para ter uma lista à mão se me der alguma urgência.


​Para o bloco de partos

A primeira roupa do bebé deve ser preferencialmente de algodão, composta de body, calça e babygrow, completando com gorro e meias - Esqueçam isso, a minha filha vai vestir um cueiro lindo e maravilhoso às pintas, um body com umas golinhas de se comer e um casaco de lã que a avó fez, não vai andar de fato de treino. Quanto ao algodão e conforto, estamos de acordo. Estará sempre confortável, quer no hospital quer em casa.

Manta, para que o seu bebé se sinta aconchegado -  check! 

Para a mãe, roupa interior, dois a quatro pensos higiénicos e chinelos de duche - Tenho lido muito sobre o uso de cuecas descartáveis, que para mim é das coisas mais desconfortáveis que existem. Eu não sou capaz de usar nem nas massagens. Aquilo não tem elásticos, não fica justo ao corpo! Também tenho lido em optar por cuecas velhas, cujo conceito desconheço, se estão velhas são lixo e não ando nem guardo cuecas que merecem ir para o lixo. Vou então optar por levar as minhas cuecas habituais, em preto. Se se sujarem, vão para lavar, não vem mal ao mundo. Estas são as minhas cuecas preferidas do mercado, tenho aos montes em preto e beige, só uso disto, em microfibra, conforto garantido, justo o necessário, nem as sinto. Numa altura pós-parto acho que a mulher precisa do conforto a que está habituada, não me faz sentido estar a alterar hábitos de cuecas. Se por acaso precisarem de me rasgar ou cortar as cuecas, também não virá mal ao mundo.

B.I., cartão de utente, cartão de subsistema de saúde, boletim de saúde da grávida e todos os exames realizados durante a gravidez - check! 


Para o internamento da mãe

Camisa de dormir ou pijama de preferência aberto à frente, duas ou três unidades - eu sou mulher de camisas de noite, comprei duas destas com botões à frente e eu garanto que são maravilhosas, é o que tenho usado a gravidez inteira (espero até que no próximo ano façam com um novo desenho, estou completamente fã). A ideia dos pijamas é capaz de ser má no caso de os partos evoluírem para cesariana. Eu sou uma pessoa com calores e geralmente os hospitais estão aquecidos. Tenciono levar as duas camisas de noite de algodão de manga comprida que comprei e outras duas de manga curta, de verão e que já tinha, não vá dar-me para sentir que estou nos trópicos.

Roupão, de acordo com a estação - Não sou pessoa de usar roupão, não costumo passear-me de roupa de dormir pela casa, geralmente saio da cama para o banho ou da roupa normal para a roupa de dormir quando me vou deitar. Assim, comprei este roupão, discreto e com algodão.

Soutiens de amamentação, de preferência de algodão, sem aros metálicos e rendas - O drama que é encontrar soutiens de amamentação para quem veste mais de copa B! Mas lá me safei, entre a H&M e a Primark. Mais sobre estes soutiens num outro post.

Cuecas confortáveis, quatro a seis unidades - para mim as que eu já tinha referido. Quero andar confortável, uso o que já conheço e me sinto bem, não me vou pôr com novidades.

Chinelos de quarto e chinelos de duche - Basicamente levo os meus chinelos de veludo que são fechados à frente e abertos no calcanhar e umas havaianas.

Roupa para regressar a casa - é escolher roupa prática que já conhecemos, cheira-me que vou optar por continuar a usar calças de maternidade, sem dramas e sem vergonhas. Gosto tanto delas, é das coisas que me vai custar deixar de vestir.

Produtos de higiene pessoal - aqui incluo os meus cremes de sempre, os meus hidratantes com cor, um blush, produtos de cabelo e secador, essas coisas. Não vou para uma festa, não vou aplicar sombras e eyeliner, mas espero ter gosto em ter a cara com bom aspecto, fazer o que já faço todos os dias (nem mais nem menos) e não entrar numa de me deixar ficar com má cara porque acabei de ter bebé. Até porque há fotografias, minha gente!

Pensos higiénicos, lentes de contacto, essas cenas - não me posso esquecer nada disto, fico cega! Vou optar por levar lentes diárias para não precisar de ter tantos cuidados.


Para o bebé

Três ou quatro mudas de roupa - Convém separar cada muda em saquinhos para evitar as misturas na mala. A minha irmã sugeriu os sacos transparentes de congelação, há quem venha com a ideia de sacos de tecido e bordados e sedas e afins. Cada uma faz como preferir, eu sou moça prática, vai tudo em sacos de plástico, são transparentes e podemos olhar lá para dentro, podemos escrever notas com uma caneta de feltro e está a andar. A herdeira terá um saco de tecido com o nome dela para a roupa do primeiro dia porque a minha mãe está a tratar de o fazer, mas se dependesse de mim não havia nada disso.

Duas fraldas de pano - até acho pouco, não sei. A minha mãe que não se despache a imprimir os logos da herdeira que vou chegar aos hospital sem fraldas de pano.

Um pacote de fraldas descartáveis de tamanho recém-nascido - check! 

Produtos de higiene do bebé - check! 

Um boneco para o bebé - check! 

Chucha - check! 

Cadeira de transporte para o dia da alta, o chamado ovo - check! 


Estará a faltar-me alguma coisa? Contribuam!

SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig