21.11.16

Gravidez: toda a verdade #10


Lembro-me que quando comecei a pensar na hipótese de engravidar, há uns anos, comentei que antes disso ia ao médico para um check-up e confirmar que estava tudo OK comigo. Uma pessoa respondeu-me: "para quê? Isso vai-se depois de engravidar!", como se eu fosse estúpida na minha decisão. Nunca mais me esqueci. Que sentido é que isto tem? Depois do quê, de se descobrir um problema estando grávida?

Fui ao médico e não estava tudo bem. Tinha uma displasia no útero que com anos de evolução poderia vir a tornar-se num cancro. Ficou resolvido e tratado, mudei coisas na minha vida (profissionais) e desisti temporariamente da ideia de engravidar. Ainda não era o momento para mim.

Há tempos soube de uma pessoa que engravidou, sofrendo logo nas primeiras semanas perdas de sangue. Junto com a gravidez tinha um mioma e teve de ficar nove meses deitada.

Isto para explicar que, pelo menos eu, sou incapaz de dar tudo por garantido, detesto riscos e na minha cabeça NUNCA se tenta engravidar sem antes passar pelo médico e confirmar que está tudo OK para avançar.

Hoje, dia 21 de Novembro, assinala-se o Dia Nacional da Spina Bífida. Uma das questões deste problema é que é uma malformação congénita que ocorre no primeiro mês de gestação, quando a maioria das mulheres ainda nem sabe que engravidou ou acabou de saber. Quando planeei a minha gravidez, consciente, dois meses antes a médica recomendou-me iniciar a toma de ácido fólico, que contribui para a redução dos defeitos do tubo neural em cerca de 72% (o que é imenso).

Os defeitos do tubo neural, entre os quais a Spina Bífida, afectam cerca de 500.000 nascimentos por ano em todo o mundo, sendo que algumas destas gravidezes nem chegam a termo.

Se pretendem engravidar, façam-no planeado, de forma consciente e com acompanhamento médico. É a melhor forma de evitar desgostos e problemas de saúde, para a mãe e para o bebé.

Para mais informações visite www.asbihp.pt






 

SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig