2.6.16

Os croquetes da minha mãe



Há dias escreveu-me uma leitora quase desesperada pedindo a minha receita de croquetes. Dizia ter cozinhado uma data deles para congelar, estavam a acabar, nada de descobrir a receita e não queria experimentar mais nenhuma receita que não esta. Eu sei, os croquetes da minha mãe são os melhores do mundo.

Os croquetes são óptimos para congelar. Às vezes (no tempo em que conseguia cozinhar) tinha uma data deles no congelador, bastava colocar alguns na Actifry sem óleo, pôr esparguete a cozer, fazer uma salada e estava feito. Não é propriamente amigo da boa figura, mas croquetes com esparguete é dos melhores casamentos que existem.

Nesta massa de quase 3Kg fiz duas receitas do que aparece a seguir. Quem quiser menor quantidade é seguir a receita, quem quiser mais quantidade, é dobrar a receita.

cerca de 800 gr. de vaca para estufar
1/2 chouriço de qualidade
1 cebola
3 alhos
1 caldo Knorr de carne
1 bom golpe de vinho branco
azeite
sal

500 gr. de leite
60 gr. de farinha
40 gr. de manteiga
noz moscada
pimenta
sal

ovos batidos
pão ralado


1. As gorduras devem ser totalmente removidas da carne. A melhor forma de o fazer é congelar a carne e cortar quando já descongelou um bocadinho. É a altura que sai mais facilmente, senão, como a carne é mole, torna-se mais difícil.

2. Removidas as gorduras, deitar a carne em pedaços numa panela de pressão com um fio de azeite, meio chouriço de qualidade, a cebola, o caldo knorr, os alhos, sal e uns bons golpes de vinho branco. Deixar cozinhar na panela de pressão cerca de 25 minutos e deixar arrefecer.

3. Costumo fazer o molho branco na Bimby com o leite, a farinha, manteiga, tempero com pimenta, noz moscada e sal e deixo cozinhar a 90ºC durante 14 minutos. Uma vez pronto, reservo numa tigela.

4. De seguida, abro o chouriço com ajuda de talheres para tirar as bolas gordas de gordura e a pele, deixando apenas a carne.

5. Sem precisar de lavar a panela da Bimby, coloco o conteúdo da panela aos poucos e vou picando as quantidades de carne que a Bimby permite. O que já ficou picado, acrescento ao molho branco.

6. Quando toda a carne está picada, misturo bem no molho ainda quente e deixo arrefecer por uma horas. De seguida, tapo com película aderente e deixo um ou dois dias no frigorífico para enrijecer a massa.

7. E chega a hora fatídica de enrolar os croquetes, que é a pior parte. Em dois pratos de sopa, num bato três ovos e noutro deito pão ralado.

8. Calço luvas de látex porque ter a massa na pele faz-me impressão e com ajuda de uma colher retiro bons bocados de massa que enrolo, deito no prato do ovo, passo por pão ralado e vou colocando em tupperwares para congelar em vários andares. Separo os andares com película aderente para os croquetes não colarem. Faço os croquetes bem grandes para que dois ou três sejam o suficiente para uma refeição.

9. No dia seguinte, ou dias mais tarde, retiro os croquetes do congelador e coloco-os num saco de congelação para reaver os tupperwares. Podem ficar congelados meses a fio.

Então, agora que sabem, mãos à obra! Mas caso não estejam para isso e gostem de croquetes, recomendo (vivamente) A Croqueteria, onde fazem croquetes que eu não sei fazer e podem comprar congelado para ter em casa (fica no Mercado da Ribeira). Nunca provei o de queijo, é mais recente, mas os de alheira, atum, choco, o tradicional, é tudo para lá de maravilhoso.


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig