29.2.16

Going to the movies: 'Spotlight'



Oh boy! Oh boy! Desde que vi apresentações deste filme, há meses, andava em pulgas para o ver. E não desiludiu!

Tenho de dizer que não sou uma fã da Igreja. Mesmo. Mas, atenção, nada disso tem a ver com fé ou a religião. A Igreja Católica e outras igrejas, desde há muito me parecem antros de podridão, de segredos e escândalos. Como em todas as profissões, existirão pessoas más e boas, mas quase me dá a sensação que alguns predadores (tantos) escolhem o Seminário como forma de fugir à sua pedofilia ou a sentimentos homossexuais, acabando por no meio religioso meio encontrar o seu alívio no crime e no silêncio.

Umas das coisas impressionantes do filme é a manipulação sobre os mais fracos que explicam o seu silêncio de uma forma parecida com: "ele pediu-me para lhe fazer sexo oral. Ele é um Padre, ele é a Igreja. Como se diz não a Deus?"

Uma história verdadeira, um filme fabuloso que secretamente tenho vontade de oferecer a todas as pessoas religiosas que conheço, que acham que esta realidade é longínqua e eu não acredito tanto nisso.

E quando o filme acabar, não se levantem. Fiquem para ler o que aparece no ecrã e respirar fundo.

Trailer do 'Spotlight' aqui


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig