10.10.14

Na recta final de perder peso!


Para muitos isto pode custar a acreditar, mas um dos motivos para me ter metido neste plano de redução de gordura corporal e aceleração do metabolismo com o Miguel Kennedy, foi porque gosto de comer. Exactamente, eu queria poder comer sem dilemas, sem o peso de consciência "amanhã vou sentir-me inchada e culpada", sem olhar para a balança e ver aquilo aumentar aos bocadinhos (ora descia, ora aumentava), sem me sentir um peixe-balão no dia seguinte. Comer é mesmo uma das minhas grandes paixões. E claro, queria recuperar a minha figura do tempo de solteira (isto soa tão parolo), ninguém nega querer ser mais magrinha. 

Eu não tinha excesso de peso nem um IMC fora do normal, mas já tinha sido mais magra. Eu não queria ser capa de revista, ter o corpo de determinada modelo, não queria emagrecer para ninguém, queria apenas o corpo que conhecia de volta, aquele que engordou sem que eu percebesse, sem que eu comesse mais do que era habitual (alteração de metabolismo após os 30) e me apanhou de surpresa. A partir do momento em que encontrei felicidade pessoal com o PAM, eu que era a pessoa que podia comer o que me apetecesse, deixei de ser. Houve toda uma mudança na forma como o meu corpo passou a trabalhar os nutrientes e calorias dos 29 para os 30. Falo de uma auto-traição, é evidente.

Escrevi sobre o meu processo de perda de massa gorda aqui, aqui e aqui, onde podem ler bastante informação. Demorei mais tempo do que na verdade teria sido necessário se tivesse sido realmente aplicada desde o início (eu disse que gostava de comer). O plano não é difícil, nunca em momento algum passei fome. Na verdade protestei as quantidades de comida a que me obrigava, depois acalmou e agora na recta final tenho outra vez pratadas que só de olhar nem me apetece comer. Ganhei tino quando o Miguel me passou um raspanete tal porque (apesar de não engordar) não lhe estava a dar condições de trabalho e não conseguia calcular as necessidades do meu organismo, informando-me que era a última semana que me orientava. Aquilo deixou-me a sentir-me uma pessoa horrível, quase como se não tivesse em consideração o trabalho dele e foi mais do que merecido. No lugar dele tinha-me mandado à merda há mais tempo (mas segundo ele foi bluff).

Estava mesmo a precisar do puxão de orelhas, encaminhei na estrada certa, sacudi-me e estou agora a duas semanas do fim, só a aumentar calorias para deixar o metabolismo no ponto e a fazer os mesmos treinos de sempre. Comecei com 73cm de cintura e estou a acabar com 66,5 cm de cintura. Comecei por ser uma inspiração, uma admiração para alguns pela força de vontade e assim que comecei a aparecer inegavelmente mais magra e tonificada passei a ser gozada, era a porca que aparecia «nua» no blogue, devia ser uma nova moda. 

Mas ao ver todas as pessoas que levei ao ginásio, ao ver todas as pessoas que mudaram a sua alimentação, muitas que acabaram por recorrer ao Miguel, ao ler as mensagens de felicidade e motivação que recebi, o ter levado outros a uma nova fase da vida, de maior controle sobre o corpo e a saúde, isso valeu mil vezes a exposição num simples bikini e repetia tudo sem pestanejar. 

E consegui exactamente o que queria, a minha viagem a Milão foi prova disso. Não era suposto, mas viver Itália é também viver a sua comida e eu não ia negar uma viagem no paladar. Comi gelados, comi pizzas, comi croissants, bebi machiattos, provei, provei e provei. Claro que procurava um equilíbrio, em vez de uma pizza a escorrer queijo gorduroso optava por uma com vegetais, dividi croissants com o PAM (gelados não, só meus) e procurei não comer só porque sim, apenas quando queria mesmo experimentar e valia a pena (houve muitas vezes a valer a pena). Estava cheia de medo do regresso a casa e quando encarei a balança estava exactamente na mesma. Exactamente igual. Três dias de desgraça não acabaram comigo, o meu corpo adaptou-se, passou a queimar calorias a todo o gás e permitiu-me fazer escolhas gulosas em grande que antes tinham mau resultado. Sempre que fazia viagens voltava mais gorda, agora não porque o meu metabolismo está mais acelerado devido à alimentação e treino específico para esse efeito.

É evidente que daqui a duas semanas quando o Miguel me largar não vou voltar ao modo de vida que tinha. Isto não é uma dieta em que se atingem os resultados, já está e podem abrir a goela ao que cair das prateleiras de supermercado (aliás, nenhuma dieta é assim), até porque isto não se trata de uma dieta, é um modo de vida que abracei por completo e seria incapaz de voltar atrás. Não por ter medo de engordar, é porque depois de aprender o que aprendi, não tenho coragem de fazer escolhas erradas por sistema. Para quê optar diariamente pelo que me faz mal e me deixa feia?

Daqui a duas semanas vou receber um manual de 60 páginas, com ilustrações, que me vai ensinar conceitos básicos de nutrição (provados cientificamente e com mais de 300 referências a estudos clínicos), vou aprender a contar calorias e macronutrientes de forma a poder ser eu a desenhar a alimentação do dia-a-dia, dentro das regras e minhas necessidades, sem limitação de fontes de alimentos: tudo é válido, inclusive bolos, bolachas, pizzas, Nutella, segurem-me!






Por exemplo, eu que bebia quase 1L de leite todos os dias, deixei por completo. Era uma das causas de dilatação abdominal. Atenção, eu adoro leite, já voltei a beber uma ou outra vez, mas quando sabemos que nos vai deixar a barriga tipo balão de ar, cheia de gases, com intestino preso, uma pessoa perde a vontade. E esta é uma escolha natural como alguém dizer "eu gosto de camarões mas fico cheia borbulhas", o bem que sabe não compensa por isso não nos inclinamos.

Os meus copos de leite passaram a ser batidos de proteína (proveniente do leite), que adoro! Não posso indicar qual é a minha proteína (sigilo contratual), mas posso recomendar o melhor local de compra que me foi indicado pelo Miguel (ele dá as instruções todas antes de iniciarem o plano, inclusive de outros produtos que devem ser usados para a redução da inflamação corporal, regulação do sistema hormonal e aumento da saúde em geral). Quando encomendei os primeiros sacos de proteína tinha de o fazer através da MyProtein UK. O serviço é eficiente, de confiança, mas tinha de pagar em libras, os transportes demoravam mais e uma pessoa quer para ontem. 

Há dias abriu a MyProtein Portugal, foi uma felicidade! Os pedidos chegam muito mais rápido, os portes são gratuitos acima de 80€ em compras ou têm um valor de 1,89€ de portes (irrelevante) e é o sítio mais barato onde se podem fazer encomendas para este tipo de produto. "Ah, a proteína é cara!". Não é, não podem apenas olhar para o preço. Para mim um saco de 5Kg sai a 0,40€ por batido. Quanto custa um iogurte?

Mas faço esta referência da proteína porque recomendo, mas também para alertar que com o lançamento da página em Portugal, se usarem o código SABORES20 até Domingo têm 20% de desconto no preço final da encomenda em proteína. Este desconto nada tem a ver com o blogue, não é uma promoção A Maçã de Eva, estou a dar esta dica porque vale mesmo a pena aproveitar quando há descontos. Eu própria fiz uma encomenda. 

As encomendas são feitas nesta página da MyProtein e podem usar referência Multibanco para quem não gosta de fazer pagamentos com cartão de crédito.

O Miguel não é personal trainer, é esta coisa difícil de dizer: Functional Diagnostic Nutritionist & Functional Medicine Practitioner, Biosignature Modulation Practitioner, Sports Nutrition Consultant. Os planos são desenhados conforme as necessidades e limitações de cada um. "Ah, eu estou grávida, não posso!", pode sim, há planos específicos. "Ah, não tenho um braço!", o plano será desenhado tendo isso em conta. "Ah, tenho bicos de papagaio e uma hérnia!", o plano terá isso em conta."Ah, eu tenho doença celíaca ou sensibilidade ao glúten e lactose", o plano tem isso em conta. Fiz-me explicar? Não há impossibilidades, há trabalho e planos diferentes. Não somos todos iguais, não faz sentido que tenhamos todos planos iguais.

Há muita gente que me diz que não tem disponibilidade para ir fazer os treinos com o Miguel. Deixo aqui de forma bem clara: eu nunca fiz um treino com o Miguel. Ele não tem possibilidade para isso, só faz treinos com atletas de competição. De resto, fiz tudo sozinha, com as indicações dele. Vive a 15Km de mim e nunca precisei de consultas presenciais. Há leitoras que vivem fora do país e estão a ter resultados espectaculares, algumas já devem ter acabado primeiro do que eu. Nos primeiros dias senti-me um pouco confusa, mas ao fim de umas semanas já se cumpre o plano quase de memória. Também, o Miguel não tem um ginásio, ele não pergunta sequer a que ginásio vão, apenas têm de ir e cumprir, de outra forma não há condições para trabalhar.

Em suma, o método online é tudo o que precisam, não vale a pena pensar "isso para mim não dá" porque dá. Se funcionou para mim, funciona para toda a gente. Além disso, o Miguel tem centenas de clientes nos EUA, UK, Angola, Suécia, Suíça, França, Espanha, Holanda... já são cerca de 16 países, logo, desculpas não valem.

Eu fui um fenómeno, passei de mulher do sofá para militante de ginásio. Descobrir que devia fazer musculação foi das melhores coisas que me aconteceu, só tenho pena de não ter descoberto mais cedo. Há quem pense que uma mulher que pratique musculação fica com corpo de homem. Mitos, esqueçam isso. As mulheres do tipo bodybuilder têm de tomar coisas para ficar daquela forma que muitos achamos feio. De forma natural, apenas através de treino e cuidado alimentar isso não acontece. A musculação deixa, isso sim, o corpo tonificado, o rabo no sítio, as pernas duras, mas não tenham medo que não acabam como o Hulk.




Há uma pergunta que me fazem continuamente: então e preços. Pela enésima vez, não sei. Não é porque não queira dizer, é porque não sei mesmo. Quem me pergunta pode ter necessidade diferentes das minhas, pode ser atleta, pode ter limitações físicas ou de saúde, pode precisar de consultas presenciais, pode precisar de acompanhamento nas compras, pode ser um plano de 12 semanas, 6 meses, 12 meses, há tantas variáveis que os preços mudam conforme as necessidades. Como disse, os planos não são chapa quatro para o mundo inteiro e o Miguel não cobra por serviços de que não vai precisar, daí eu não saber indicar preços a quem me pergunta. No entanto, podem sempre enviar-lhe um email com as vossas necessidades, preocupações e questões de saúde, que ele responde sem qualquer custo.

Não sei mostrar por palavras a felicidade que é chegar aqui, tomar as rédeas do meu corpo, sentir que a roupa me fica bem, ter mais energia, dormir profundamente, nunca mais ter tido dores nas costas. É mesmo uma alegria e nunca mais volto a ser chubby, pois se há coisa boa neste plano é que aprendemos a conhecer o nosso corpo, como reage a cada nutriente e é, sobretudo, um plano que nos acompanha para o resto da vida. Se algum dia ganhar uns quilos (por ser burra), é pegar nele e repetir o que aprendi, já me conheço, não preciso de orientação.









ALGUMAS PERGUNTAS DOS LEITORES

Vou pedir, por favor, que não me enviem perguntas que basicamente me pedem o plano que o Miguel perdeu horas a fazer para não terem de pagar (o que até acho indecente). Toda e qualquer pessoa assina um contrato de confidencialidade, eu conheço-o há anos e não fui diferente. Além disso, o meu plano não é o plano de toda a gente. Perguntas muito específicas devem enviar para o Miguel, eu apenas posso relatar a minha experiência.


O plano de treino foi igual para todos os dias? 
No meu caso, o plano é de 4 x semana e cada dia trabalho diferentes grupos musculares. Tenho uma série de exercícios. Levo cerca de 1h15 em cada treino, mais ou menos.

Como consegues acelerar o metabolismo? O meu é super lento.
Pois, isso é trabalho do Miguel que não sei explicar. Não é uma simples ordem "mexe-te", é um trabalho de mistura de nutrientes e treino, isso é pergunta para quem estudou na área.

Há dias da asneira? 
Não, mas existirão momentos de asneiras todos os dias no fim do processo. No meu caso foi um plano de 12 semanas (que levou mais tempo por indisciplina minha) e a partir do momento em que os resultados são atingidos, dentro das recomendações dadas pelo Miguel, até posso fazer asneiras todos os dias (muito melhor do que estar limitado a um dia).

As refeições fora de casa são difíceis de conciliar?
Não. Para mim são difíceis na medida em que não me apetece ir a um restaurante gastar dinheiro numa refeição dentro do plano quando me apetece um bife com batatas fritas, cogumelos e molho. O melhor é cortar refeições fora durante um tempo. Fui muitas vezes a casa de amigos e família de tupperware na mão para fazer a minha refeição. É o melhor método para não cair em tentação. Quanto maior for o esforço, melhores serão os resultados, semana após semana. E é pensar que isto não é assim para sempre, chegará o momento em que podemos comer chocolate todos os dias, se assim quisermos.

As refeições são difíceis de cozinhar?
O Miguel não dá um livro de receitas, dá uma lista de alimentos que cozinhamos e combinamos conforme entendermos dentro do que é permitido e nas quantidades indicadas. Não podia ser mais simples.

Desde que entrou em manutenção engordou?
Na verdade entro na manutenção daqui a duas semanas, mas em todo o processo, apesar de alguns disparates, não engordei. O facto eu eu ter sido estúpida não é para os outros serem. O plano contratado tem X semanas que devem ser cumpridas ou ficam sem orientador. Eu já teria sido liberta há muito mais tempo se tivesse tido mais afinco. 

O que mais custou?
As pessoas. É extraordinário, mas o que mais custa é querer revirar os olhos a todos os comentários "não precisas", "para que é que andas a fazer isso?", "come como gente normal" (eu como!), "anda lá às pizzas, é só desta vez!". De repente todos sabem muito, têm alguma palavra a dizer e isso é maçador. E tentam demover do que queremos fazer.

Os PT de ginásio dão-me a sensação que não percebem muito do assunto e os planos deixam-me desmotivada.
Pois, já houve uma polémica no FB por causa disso. De todos os PT que me deram indicações, só fizeram foi asneiras. Nunca perdia peso, ficava na mesma, e agora que percebo mais disto (embora não seja uma entendida), estava a trabalhar para aquecer. E é inacreditável que eu sabia mais que um PT. Eu sou da opinião que os bons PT, os que estudam e dominam, não trabalham em ginásios, são freelancers. Nenhum profissional que é realmente bom fica num ginásio a ganhar misérias quando por sua conta pode ter muito mais. Mas é evidente que só tem mais quando funciona o boca a boca, que aparece quando se multiplicam os casos de sucesso. Eu nunca recorreria a um PT de ginásio, lamento.

Sentes-te bem com os novos hábitos (física e psicologicamente)?
Lindamente!

O que mudou na tua alimentação? 
A forma como passei a combinar os alimentos, sobretudo. Tudo o que comi durante este processo eram alimentos que já consumia, não me trouxe nada de novo à excepção dos batidos de proteína.

Quanto peso perdeste?
Embora perceba, esta pergunta é um erro. Neste processo a balança serve apenas como uma orientação, mas não dá respostas. Na verdade, nas primeiras semanas ganhei ainda mais peso. No total devo ter perdido uns 6/7Kg de massa gorda. No entanto, para a balança só perdi 4Kg. Aquilo que determina o sucesso do plano é mesmo a fita métrica, pois quando se faz musculação, ganha-se massa muscular (que pesa muito mais que gordura) e quanta mais massa muscular, mas energia (calorias) o corpo precisa. No fim de contas perdi 5cm de peito, 6,5cm de cintura, 5,5cm de anca e 6cm de coxas.

Que zonas tiveste resultados mais rápidos e que zonas foram mais lentas?
Na verdade nem me lembro, acho que foi tudo gradual e equilibrado. Talvez as coxas tenha sido mais demoradas, mas sem ser caso para preocupação. O que de facto foi para mim algo do outro mundo, foi a celulite que desapareceu por completo. Não há cremes que funcionem como a musculação (aliada à alimentação correcta), não gastem mais dinheiro nisso. A diferença do meu rabo, bom, não sei explicar, só vendo! E foi relativamente rápido, o que também me impressionou.

Consideras que a redução dos hidratos de carbono aliada ao exercício físico é fundamental para a redução da massa gorda? 
Existe um pequena - atenção, pequena - redução de hidratos de carbono, mas são consumidos todos os dias. O Miguel não acredita em em dietas baixas em hidratos pois desaceleram o metabolismo e danificam a tiróide, como indica este estudo.

Porque achas que as dietas low-carb são tão criticadas quando sem dúvida são as que apresentam melhores resultados?
São? Acho que são as piores. São óptimas para perder água e massa muscular, o que se traduz em imenso peso, nisso são óptimas. Para perder gordura é que nem por isso. Tudo depende do que se procura. Quem quer apenas ver números baixos na balança, passar por privações é o melhor caminho, mas quem quer perder gordura tem de comer e comer bem! Não imaginam as quantidades, a sério...


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig