Estas sugestões que trago hoje entram num registo skin saver. Se passarem por uma aflição de pele, têm aqui boas soluções!
Em novembro dei início a um tratamento despigmentante para o melasma. Este conteúdo não é sobre o tratamento, mas para contexto vou explicar brevemente: tem a duração de um ano, é inicialmente violento e é preciso ter força de vontade para o fazer. Quando digo que o tratamento é violento, é em matéria de dor e hiper sensibilidade garantida nos dois-três primeiros meses. É sofrido!
Nas primeiras semanas, aplicar o tratamento é coisa para dar saltos (literalmente). Agora já não sinto nada, mas no início até tinha um leque no WC para fazer vento imediatamente após a aplicação, ficava de lágrimas nos olhos, sentia um ardor intenso, fazia respirações do tipo trabalho de parto e tinha uma pele que parecia uma mistura de escaldão e álcool. É quase estranho lembrar-me que passei por tudo isto e agora a aplicação do tratamento é tão tranquila. Ainda tenho mais cinco meses de combate diário ao melasma e depois entro em manutenção.
Como é fácil de imaginar, fiquei com a pele com intensa vermelhidão, várias vezes a pelar, algumas vezes com feridas e tive um corte num canto do lábio que demorou meses a sarar. Foi duro! Diariamente, tenho de usar uma protecção solar especial muito alta que me provoca brilhos que aguento (tem de ser), mas não gosto de ver.
Pesquisei e socorri-me destes 3 produtos La Roche- Posay, uma marca a que regressei depois de ter usado em adolescente:
1. Toleriane Sensitive La Roche-Posay, é um creme hidratante prebiótico criado para aliviar a sensibilidade da pele. Nos meses iniciais do meu tratamento despigmentante, a maquilhagem era proibida. No entanto, abri excepções para o Natal, para o meu aniversário e alguns momentos em que queria estar maquilhada. Senão: colocar maquilhagem era todo um ardor a que tinha de resistir nos primeiros minutos. A minha estratégia foi saltar algumas aplicações do tratamento e aplicar antes o Toleriane que em 48 horas reduz a sensibilidade e restaura a barreira e a microflora natural da pele. Óptimo!
2. De dia, como tenho de usar a protecção solar que me provoca muitos brilhos, experimentei o Effaclar K (+) La Roche-Posay que é um creme hidratante e matificante. Fresco, leve, textura creme-gel, ainda ajuda a remover células mortas, muito bom! Gostei tanto que encomendei o Effaclar Mat La Roche-Posay que é um regulador de oleosidade que fecha poros, evita brilhos, tem micro-esferas de absorção da humidade e água termal. Espero que me ajude a diminuir os brilhos que a protecção solar provoca.
3. O Cicaplast Levres La Roche-Posay ajuda na cicatrização de gretas, foi um salvador para me ajudar a fechar o corte que tinha no canto do lábio, já estava desesperada! Recomendo aplicar uma boa camada de noite e outra de manhã, é boa opção para quem tem cortes de frio no inverno.
Podem não estar a fazer um tratamento tão sensibilizante como eu, mas podem ter sensibilidade na pele por outras razões ou querer regular os brilhos. Estas são boas opções hidratantes sem óleos, tive óptima experiência, recomendo.
Boas compras! ❤︎
Este post foi escrito com honestidade e em parceria com a Notino, num formato em que sou completamente livre de fazer as minhas escolhas e a marca só lê os textos quando são publicados (ao mesmo tempo de quem me lê).