Com o #setembrosemcarne as redes sociais encheram-se de mil ideias de pratos visualmente apelativos e um deles era a bolonhesa de lentilhas. Vi vários formatos e decidi criar a minha bolonhesa de lentilhas. Passei a informação à Sirly e resultou na perfeição! #sirlypower
Isto é tão bom que dificilmente volto a cozinhar uma bolonhesa de carne porque... não é preciso!
E cada um pode criar a sua receita desta bolonhesa: podem incluir cogumelos, cubos de cenoura, metades de tomate cherry, é usar a imaginação!
1 chávena de lentilhas vermelhas (na verdade são cor de laranja, mas é o nome delas)
polpa de tomate (a olho)
1 cebola
2 dentes de alho
azeite
sal
orégãos
água
queijo parmesão (opcional)
Cada pacote de lentilhas dita a sua sentença quanto à demolha das mesmas, devem consultar o pacote. No caso das que se vêem na foto demolharam 20 minutos.
Numa panela, refogar a cebola e o alho picados. Acrescentar a polpa de tomate e um pouco de água para não ficar um molho muito espesso. Deixar cozinhar um bocadinho. Acrescentar as lentilhas que com o calor irão aumentar muito de tamanho. Temperar a mistura com sal e orégãos. As lentilhas devem cozinhar cerca de 15 a 20 minutos, é ir provando durante o processo.
Tenho comido a bolonhesa de lentilhas com courgette espiralizada salteada e um toque de parmesão quando já está no prato. Uma delícia! Mas pode juntar-se massa, arroz, comer com uma salada, é tão bom que até à colherada sabe bem!