Encontrei este vídeo (de 2014) há semanas, guardei-o para este dia. Não vão ver hoje nenhum outro vídeo com uma história verdadeira tão tocante. Chegou-me ao coração, quase se assomou uma pluviosidade aos olhinhos, não garanto que não aconteça o mesmo desse lado.
No Natal de 1914, num cenário de trincheiras da Primeira Guerra Mundial, soldados alemães e britânicos cantaram músicas de Natal dos seus buracos. Ouviam-se uns aos outros. Um arriscou a vida e saiu do escuro de mãos no alto. Outros se seguiram, caminharam ao encontro naquele espaço que separava as trincheiras, apertaram a mãos uns dos outros, trocaram alimentos (preciosos), falaram, foram amigos uns dos outros e jogaram um jogo de futebol, mostrando que a guerra não era deles.
As guerras nunca são de quem morre nem de quem mais sofre.
Achei tão extraordinário que me perguntei se esta história, hoje com 104 anos, seria verdadeira. Pesquisei e é verdade, este momento aconteceu. Em inglês dá pelo nome de Christmas Truce e em alemão, Weihnachtsfrieden. Acrescentem o ano de 1914 e encontrarão a história.
Este facto histórico é das coisas mais bonitas li e vi, de uma imensa humanidade no meio de um cenário de morte, tristeza, saudade e violência. Não compreendo como isto não se ensina nas escolas, mas estudamos a guerra. Tenho pena de não ter sabido disto antes. Se há por aí professores, peçam aos colegas de história que investiguem e dêem a conhecer. Cultivem o amor ❤
Boas festas, riquezas.