Durante muitos anos não tive um cabeleireiro fixo, achava que era estragar dinheiro. Eu era cliente do cabeleireiro de bairro, na altura gastava cerca de 5€ para lavar e cortar, não punha sequer creme (mais 5€ só para colocar amaciador?) e até saía com o cabelo molhado. Juro que durante anos fui do mais forreta que poderia ser nesta matéria. Cortar era cortar! Depois passei dos cabeleireiros de bairro para os de centro comercial, sempre a saltar de um para o outro, sempre a ser mais uma cliente, sempre a arrancarem-me o couro do cabelo de esticões, formatos de negócio com pressa para fazer rodar e não para fidelizar.
E um dia fui a um cabeleireiro a sério (não o meu) e percebi: não é a mesma coisa cortar o cabelo num cabeleireiro de bairro ou de centro comercial que num espaço do tipo hair studio. À partida pode parecer a mesma coisa, apenas um nome pomposo, parece que fazem todos a mesma coisa, mas apenas "parece". A diferença está na formação da equipa, nos conhecimentos, na experiência. Cortar é cortar, só que não. O corte de um cabeleireiro de bairro não se mantém como se mantém um corte de um profissional que investiu a sério em formação. Pensem no sushi, sempre ouvimos dizer que um sushiman treina o corte de peixe durante anos a fio até ganhar o canudo. Mas cortar não é cortar? Não, há muito para lá disso, como também existe no que toca a coloração. Isso então dava um livro! Eu vejo logo quando a coloração é feita em cabeleireiros com profissionais de formação básica.
Nunca tive o sonho de abrir um cabeleireiro, mas pensando na ideia até me dava jeito. Foi uma proposta que surgiu entre amigos/sócios e avancei. É o negócio mais caro em que investi, mas é de peito cheio que faço parte de um negócio deste ramo com um formato que não conheço igual.
O The LOFT não é mais um cabeleireiro, é um espaço com identidade própria, é uma marca, é uma experiência de relaxamento e de cuidados com a imagem. Todo o projecto assentou numa palavra: respeito. Respeito pelo cliente, pela estética, pelas tendências e pela qualidade.
Juro que nunca tive paciência para aquele registo "vai querer creme?". Pimba! Mais 10€, quando não é mais porque o creme tem jasmim dos Himalaias e pepitas de ouro apanhadas lá onde nasce o arco-íris.
O The LOFT não é mais um cabeleireiro, é um espaço pensado para oferecer um serviço que faz uma cliente mudar de profissional, é um atendimento projectado para fazer a/o cliente pensar à saída "vou voltar". É o sítio onde é oferecido um chá ou um café e a conta da água fervida e saqueta de chá ou cápsula de café de marca trendy não aparece no talão. É o respeito pela transparência, um espaço com tabela de preços online (aqui), de forma clara, sem surpresas na conta final, onde cortar o cabelo inclui a lavagem, o champô, o creme, o brushing e todos os produtos finalizantes que vierem a ser utilizados como os cremes de pontas, lacas especiais, mousses de volume, o que noutros espaços é sempre a somar, a somar, a somar.
Há dias vi um talão de cabeleireiro, era da mulher de um amigo do PAM e enviou-nos a foto pela curiosidade. Era uma soma interessante, cortar o cabelo era 30€, mas com creme, gotas e outros finalizantes (que se calhar nem precisava), o valor triplicava. Isto não representa qualquer respeito pelos interesses do cliente, detesto este tipo de surpresas e recuso-me a esse registo.
No The LOFT existe respeito pela conta do cliente, sem surpresas. No The LOFT paga-se pelo serviço e é o serviço que se paga. É um espaço onde inclusivamente se pode acertar a franja que afinal ficaria melhor um bocadinho mais curta e não ter de pagar por esse regresso (caso aconteça no espaço de 30 dias depois da última visita).
No projecto, o The LOFT não foi criado para ser mais um cabeleireiro. O que não faltam é cabeleireiros em Lisboa! Tinha de ter um enorme factor de diferenciação e essa diferença assentou em respeito. Respeito pela vontade do cliente, pelo cuidado, pelo atendimento, pela conta, além de ter profissionais fabulosos, escolhidos a dedo.
Do espaço aos profissionais, da escolha de produtos ao detalhe de atendimento, foi tudo tratado tão minuciosamente, ao pormenor, que entre o "vamos lá", encontrar o espaço ideal, fazer as obras e abrir portas, acho que levou dois anos. Foram dois anos de segredo.
O The LOFT é desde a sua raiz um espaço de relaxamento onde não existe uma calha de lavagens igual em quase todos os cabeleireiros, à luz do dia, ao lado de outros clientes que falam e contam histórias que não queremos ouvir. Ali existe uma wash house, um espaço unicamente dedicado à lavagem de cabelos (o cilindro que se vê nas imagens, o elemento identificativo da marca que dá origem ao "o" do logo). O cilindro tem uma música diferente da do resto do espaço, uma zona com muito pouca luz - apenas a necessária - e um eclipse no tecto. É na wash house que a cliente se senta em cadeiras que reclinam e fazem massagem, junto com uma excelente massagem à cabeça durante a lavagem. Eu amo este momento e fecho os olhos. Respeito pelo tempo do cliente: já que é para ir ao cabeleireiro, que seja relaxante e maravilhoso!
A ideia é prestar um serviço de excelência, com um custo semelhante a outros cabeleireiros "conhecidos" que tantas vezes existem em centros comerciais aos quais só falta gritar "neeext!". Alguns nem aceitam marcações e as clientes ficam à seca, estendidas como carapaus ao sol, 45 minutos como soube recentemente. Ao representar o contrário disso aceitando marcações, o The LOFT conquistou mais uma cliente.
E eu quero que experimentem e mudem. Assim, sem rodeios, quero mesmo que experimentem a diferença. Não é porque é meu, é porque é mesmo bom. Eu própria mudei de requisitos um dia depois de experimentar um espaço a sério e perceber a diferença. Quis fazer mais e melhor, está ali tudo o que eu gosto enquanto cliente, pode ser que todo este respeito e profissionalismo conquiste outras pessoas.
O The LOFT marca o primeiro aniversário em Maio e para vos levar a experimentar e a mudar, contem com 25% de desconto ao longo do mês de Março, o mês do Dia da Mulher (marcações para mulheres ou homens), exclusivo para leitoras deste blogue.
Morada e contactos no FB do The LOFT ou no Instagram do The LOFT.