9.12.16

Gratinado de legumes




Ontem publiquei a imagem deste gratinado nas redes sociais do blogue e não estava à espera de ter tanta gente a pedir a receita! Isto é tão básico, xuxus, não tem dificuldade nenhuma.

Neste caso o gratinado era para ser de brócolos e nabo, mas o homem esqueceu-se de cortar o nabo e já cheguei atrasada à cozinha. O gratinado pode ser apenas de brócolos (foi o que acabou por acontecer), brócolos com nabo, brócolos com couve-flor, quem quiser pode juntar cenoura, é daqueles pratos em que basta usar a imaginação e juntar os legumes de que mais gostam.

Esta receita é a olho, não sigo quantidades rigorosas, terão de fazer o mesmo.

2 florões de brócolos
1/2 litro de leite 
3 colheres de sopa de farinha
queijo mozarella ralado (usei light)
pimenta
noz moscada
sal

1. Lavar e cortar os brócolos (e outros legumes, eventualmente) em pedaços. Colocar a cozer durante cerca de 10 minutos em água e sal.

2. Numa panela, deitar o leite, a farinha, a pimenta, o sal e a noz moscada. É importante deitar a farinha enquanto o leite está frio para não criar grumos. Mexer bem em lume médio com uma vara de arames até ferver e ficar um molho cremoso. Rectificar temperos a gosto se necessário.

3. Escorrer os legumes cozidos e deitar num pirex (atenção para não ter restos de água ou acabam com um gratinado alagado).

4. Deitar o molho branco por cima dos legumes. Acrescentar o queijo ralado na cobertura.

5. Levar a gratinar ao forno durante cerca de 15 minutos (tempo varia de forno para forno).


E é isto, mais simples não há! Aqui ficam com um excelente acompanhamento para peixe ou carne.


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig