Eu recebo alguns convites para eventos, mas é raro aceitar. Mas quando me calhou em sorte um evento da Google, não só virei a agenda do avesso para conseguir ir como arrastei o homem-geek comigo.
A Google faz coisas extraordinárias, ajuda-nos de forma imensurável no dia-a-dia, tenho a certeza que o mundo seria menos despachado sem a Google. Para dar um exemplo, para mim é uma ajuda para lá de espectacular quando quero alugar casas no AirBnb e ver no street view o aspecto das ruas. É fundamental perceber se vou alugar uma casa para acabar com uma facada nos rins ou se parece uma zona normal, é como ter olhos à distância.
Mas isto da internet tem muito que se lhe diga e por vezes há potencial que desconhecemos simplesmente porque ninguém nos ensinou! Mas eu venho desempenhar esse papel por vós com umas simples dicas capazes de melhorar as vossas pesquisas.
Uma parte destas dicas eu já sabia (senti-me tão sábia), outras nem o homem sabia (senti-me sábia x 10) e outras foram uma surpresa como entrar no carro do Marty McFly.
DICAS QUE TORNAM A PESQUISA MAIS SIMPLES E MAIS RÁPIDA
1. Usar aspas para pesquisar. Ao fazer uma pesquisa, se colocarmos palavras entre aspas ou uma frase exacta entre aspas, a Google dá-nos conteúdos com essa frase exacta e na ordem exacta. Ou seja, quem nunca quis procurar uma notícia que já não sabemos em que jornal saiu, mas lembramos mais ou menos o título? Essa é uma forma de pesquisa mais precisa.
2. Usar o sinal de menos para eliminar uma palavra. Uso imensas vezes! Às vezes estou à procura de algum tipo de informação e aparecem mil páginas brasileiras quando quero apenas conteúdos portugueses. É fácil, escrevem o que procuram e no fim acrescentam -br ou -brasil. Ou também, se queremos procurar todos os escândalos do Sócrates e não queremos conteúdos do Sócrates filósofo, basta escrever -filósofo.
3. Pesquisar um documento com um formato específico (Powerpoint, PDF, Excel). Se procurarmos apenas resultados de um suporte específico como Power Point ou PDF, escreve-se o que se quer pesquisar e à frente filetype:pdf ou filetype:powerpoint, aquilo que pretendem.
4. Pesquisar dentro de um site específico também é possível. Antes da palavra a pesquisar basta escreva site: como por exemplo, site:nytimes.com (mais as palavras a pesquisar).
5. Podemos usar um asterisco quando procuramos informação (mais abrangente) sobre um tema específico. Se quisermos saber de design, a Google procura combinações possíveis relacionadas com a palavra *design. O asterisco também pode ser usado para procurar músicas.
6. Quantas vezes precisamos de fazer contas? Na página da Google não precisamos de ir procurar uma calculadora, podemos fazer a conta ali mesmo, na barra de pesquisa.
7. O mesmo acontece com as conversões (quantas vezes já precisei disto!) em milhas, quilómetros. moedas estrangeira, etc
8. Até é possível saber a que hora vai acontecer o nascer ou o pôr do sol em determinada cidade. Se escrevermos pôr do sol Faro, a Google vai responder-nos com a hora que vai acontecer nesse dia.
Mais dicas daqui a uns dias!