"The banks got greedy"
"Truth is like poetry. And most people fucking hate poetry"
"Tell me the difference between stupid and illegal and I'll have my wife's brother arrested"
"I want my money back. Give me back my money, you motherfucker"
Estas são algumas das frases retiradas do filme que, admito, não será fácil de compreender para todos. E não é fácil porque não se compreende como é possível que seja legal tudo o que os bancos têm andado a fazer nos últimos anos. São esquemas tão trafulhas, tão difíceis de compreender, tão piramidais e promissores que não compreendo como alguém alguma vez aplicou dinheiro no que não compreende ou acreditou algum dia que retiraria dinheiro de um golpe de sorte.
Levem de graça este conselho: o dinheiro vem do suor, do trabalho.
Há no filme uma conferência fabulosa em que um pergunta a uma plateia constrangida de gajos que participam nestes esquemas: quando foi a altura que fazer o mal se tornou bom? Qual foi o momento da história em que todos ganharam de uma fraude, sem repercussões? Esquemas atrás de esquemas. E claro, para milhões que não percebiam nada disto, houve meia dúzia que percebeu. E retirou daí o seu lucro milionário.
Um grande abre-olhos, adorei este filme que reflecte bem os dias que vivemos em que passamos do sentimento de colocar o dinheiro no banco, em segurança, para ter medo de o colocar no banco.
Trailer do 'The Big Shot' aqui