Os meus leitores são pessoas que não podem ver comida, querem todas as minhas receitas!
Nunca consumo batatas normais em casa, apenas batata doce. Geralmente é cozida para despachar (em água e sal com uns ramos de alecrim fica óptimo!), mas desta vez decidi fazer as alegrias ao homem que queria batata doce no forno.
Foi a primeira vez e como tal, inventei. Mas saiu muito bem! Esta é daquelas receitas que qualquer pessoa pode fazer, mesmo as que não sabem cozinhar, e fazer um brilharete.
3 batatas doces
coentros frescos
azeite
alho em pó (Margão)
coentros moídos em pó (Margão)
mistura de temperos para batatas em pó (Margão)
1. Debaixo de água quente, esfregar as batatas de forma a retirar quaisquer vestígios de terra. Esta é a parte chata deste tipo de batata: têm muita terra e escová-las parece um exercício de ginástica. Para facilitar a vida, tenho na cozinha uma escova de unhas das duras só para este tipo de trabalho culinário.
2. Pelar partes feias que as batatas possam eventualmente apresentar, cortá-las em pequenos barcos (com casca) e colocar dentro de uma panela.
3. Quando todas as batatas estiverem cortadas dentro da panela, juntar água a ferver e sal. Deixar cozer durante 5 minutos. A ideia é dar uma leve cozedura.
4. Enquanto as batatas cozem, numa pequena tigela juntar uma colher de chá de alho em pó, uma colher de chá de coentros moídos em pó, uma colher de chá de tempero para batatas e uma pitada de sal. Juntar azeite a olho e fazer uma pequena papa. À parte, numa tábua, picar um pequeno molho de coentros.
5. Quando o tempo de cozedura está terminado, escorrer bem as batatas e deitar num tabuleiro de forno. Pincelar toda a mistura de tempero sobre as batatas bem alinhadas no tabuleiro e no fim esfarelar por cima os coentros picados.
6. Levar ao forno a cerca de 180ºC durante 12 minutos e está pronto!