21.12.15

Natas firmes: dica infalível para o Natal




Durante anos e anos quis bater natas como via nos programas de culinária, nas revistas e livros de sobremesas sem falhas, mas levei que tempos a descobrir como bater natas espessas sem perder o juízo.

Já tinha experimentado de tudo: natas geladas, várias marcas de natas, espessantes, tigela gelada, dar à manivela durante horas, não foi fácil e fui descobrir fruto do acaso.


Há mais de dez anos fui a casa de uma amiga, na altura acabada de casar. Levei um doce com natas para bater, pedi uma batedeira, respondeu-me que não tinha (sacrilégio!), passando-me a varinha mágica com um aplicador vara de arames: "vê se isto dá". 

Devo tê-la insultado, agarrei naquilo à falta de melhor, mas nunca mais esqueci o resultado de uma vara de arames em varinha mágica: dois minutos e bateu as natas como nunca vi na vida.

Mais tarde comprei uma varinha mágica só e apenas por causa da vara de arames. Era uma máquina de marca de supermercado, barata, cumpriu o efeito mas não foi grande compra. O corpo principal da máquina era pesado como sacos de pedras, ao fim de cada 30 segundos tinha de dar descanso ao braço e sacudi-lo no ar em busca de alívio. E estar sempre a parar com o braço em esforço não é grande método culinário.

Quando tenho convidados e tenho sobremesas com natas, já mais do que uma vez ouvi a pergunta "como consegues bater natas assim?"

E que seria de vós se não fosse eu a partilhar estas dicas com amor?


É preciso bater as natas num copo alto para evitar que espirre para todos os lados, ter as natas bem geladas (pelo menos três dias no frigorífico encostada à parede que faz mais frio, é o meu método) e ficam umas natas de chef de cozinha, prontas para serem viradas de pernas para o ar sem cair.

MAS, não caiam no erro de comprar natas light ou natas com menor percentagem de gordura, esqueçam isso tudo, a ideia é simpática mas é coisa para esquecer. Ou compram natas Longa Vida, que ficam sempre bem e embora aprecie a sua leveza, não sou fã do sabor, ou compram natas com gordura. As natas, para ficarem firmes, precisam de gordura ou então não acontece.

Eu sei, ficam-me agradecidas o resto da vida. Quando passarem este ensinamento aos vossos filhos e filhas, não se esqueçam de dizer que foi a Maçã que ensinou.

Esta varinha mágica com acessórios foi um presente Odisseias que podem encontrar aqui. A Odisseias está cheia de novas experiências e artigos que podem comprar à distância de um clique.

Nota: neste modelo de varinha mágica, não batam natas no modo turbo, é demasiado power cheio de salpicos, têm de usar o outro botão e ir aumentando.


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig