18.12.15

Boas compras, menos despesa




Felizmente, os portugueses têm cada vez menos medo de comprar online e já começam a entrar no universo de comprar peças em segunda mão, às vezes novas. E eu não sou excepção!



Ainda era uma miúda e suspirava de pena por não existirem no mercado português montras pessoais online. Todos sabemos: o que uma pessoa não quer pode ser o desejo de outra. Vejo isso no sucesso das roupas que já não uso, muitas vezes vendo-as através do blogue, mas quem não tem uma plataforma com visibilidade, tem o OLX.

Sou cliente do OLX há muito tempo, tanto para comprar como para me desfazer de artigos que já não me interessam e até contei esta história de uma botas há muito desejadas que fui encontrar novas no OLX.

O OLX tornou-se um hábito fácil para desocupar espaço e reaver algum dinheiro das peças que estão boas mas que por algum motivo já não preenchem necessidades, sobretudo aquelas que custa dar e queríamos era mesmo vender.

Já perdi a conta às peças que vendi. Há tempos, até uma leitora que suspirava continuamente por um bolero que tenho (mas que já é muito antigo), surpreendeu-me com um e-mail dizendo que tinha encontrado o bolero no OLX, pedindo-me para confirmar se era mesmo igual ao meu.

Percebo o desespero. Quando as peças desaparecem das lojas, também procuro no OLX por uma moça arrependida de uma compra que possa fazer as minhas alegrias. E lembremos o sucesso da colecção H&M x Balmain, que leva as pessoas à loucura da loja e depois a fazer dinheiro no OLX. Trust me, se as pessoas fazem isto é porque resulta!

A minha última compra foi resultado de uma distracção que me enervou. Fui a uma massagem, coloquei o carregador do iPhone no bolso do roupão, na hora de me ir embora deixei o roupão num cesto que tinham para os turcos sujos e só me lembrei quando cheguei a casa.

Contactos e mais contactos, "desculpe, não encontrámos nada". Eu não suporto distrair-me, quase me castigo a mim própria. E não encontrarem algo que eu sei que estava lá estragou-me o humor por dias. Deixei passar uns tempos, semanas, sempre a dizerem-me que não encontravam o carregador.

Desisti, fui à FNAC, o cabo custava 30€. Raios, 30€ por uma distracção parva!

Lembrei-me de ir ao OLX e desde então tenho comigo um carregador que veio de Coimbra, custou 8€ e funciona muito bem. Assim simples! Eu não digo que o OLX nos pode servir de muito?

Tenho, há muito tempo, uma cabeceira de cama das boas, forrada a linho, absolutamente impecável e boa para quem quer mandar forrar com um novo tecido. Foi cara para burros, custa dar, mas também já não nos serve de nada porque mudámos de cama e as medidas são diferentes. Esta é a próxima peça a ir direita para o OLX, só falta fotografar.




Mas isto de vender tem alguma sabedoria. O segredo é colocarem-se no lugar de comprador e fazer a pergunta: “se fosse eu a comprar, esta fotografia é boa? Esta descrição é suficiente?”. É que se não vos convence a vocês próprios, dificilmente vai convencer os outros.

Dicas pessoais para fazerem uma venda em três tempos:

1. Não vendam lixo. A sério, lixo é lixo. Vendam apenas peças em bom estado e a um preço justo. O OLX não serve para enriquecer, a não ser que se trate de uma relíquia, não esperem de uma peça arrecadar o mesmo ou mais do que custou. O OLX funciona a preço de saldos.

2. Indiquem o máximo de informação possível e poucas considerações pessoais. “Vendo esta toalha de mesa que é a mais linda do mundo!”. É mau. “Vendo toalha de mesa, cor amarela, dimensões 2m x 2m, 100% algodão”. Um texto objectivo é o que se quer e boa informação para evitar que o potencial comprador sinta a necessidade de bombardear com perguntas.

3. Se forem vender roupa, atenção ao aspecto. Vender roupa é bem difícil porque é fácil ter um aspecto velho e gasto. Então se não estiver passada a ferro, é de fugir!

4. Não usem fotos sem definição, daquelas de telemóvel manhoso. É para esquecer, não vão concretizar uma venda, estão a perder tempo. Mais vale perder uns minutos em tirar uma boa foto e aumentar as possibilidades de venda.

5. Evidente, muito importante, a honestidade do vendedor e do comprador. Se existe uma desistência, é simpático avisar o outro lado e não fazer como uma vez fizeram ao PAM com um jogo de computador, ele deslocou-se para a venda e nunca apareceram ou responderam às mensagens seguintes. Poupem trabalho aos outros, sim? Não custa nada.

Uma vez vendidos os artigos, não se esqueçam de apagar os anúncios. É muito chato fazer um contacto com intenção de compra e receber a resposta “ah, já foi vendido há muito tempo”, como quem diz “sou um desmazelado”. Powered by OLX.


SHARE:
© A Maçã de Eva

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Blogger Template Created by pipdig